Achado Histórico no Bosque

08/12/2009 05h00

Jardineiro encontra no Bosque dos Constituintes moeda de 1988 enterrada no local da festa de inauguração

 


Coube ao jardineiro Manoel Eleonardo Eufrazínio Leitão, conhecido como Nardin, da empresa Adservis, fazer o primeiro “achado histórico” do Bosque dos Constituintes: uma moeda de 5 Cruzados, de 1988.

MoedaSó para lembrar: no dia 4 de outubro de 1988, véspera da promulgação da Constituição, numa homenagem da sociedade civil aos parlamentares constituintes que pela primeira vez inseriram um capítulo sobre meio ambiente na Carta Magna, foram plantadas 600 árvores numa área de 70 mil m² ao lado da Praça dos Três Poderes. Hoje o local é um parque e foi adotado pela Câmara dos Deputados em novembro do ano passado, que está fazendo a sua recuperação,  revitalização e planejamento urbanístico.moeda 2

A moeda estava enterrada há cerca de meio metro de profundidade e só pôde ser achada porque ele estava cavando uma cova para plantio de novas mudas de jambos vermelhos. O local da “descoberta” é o mesmo onde foi montado o palanque da festa “de inauguração” do bosque, que contou com a presença do deputado Ulysses Guimarães – então presidente da Assembléia Nacional Constituinte.

Para a gestora do Parque Bosque dos Constituintes Rachel Osório, o achado de Nardim demonstra a atenção e a dedicação dele durante o trabalho, pois a associação da moeda com a data do plantio das árvores há 21 anos foi feita por ele mesmo. “Ele não considerou aquela uma simples moeda”, disse Rachel.

A moeda será colocada num suporte de acrílico e, depois, será colocada no Centro de Visitantes que será construído no bosque para visitação.

Jardineiros