Abelha - A Câmara é o Bicho

A seção “A Câmara é o Bicho” traz um animal que é adorado por muitos e temido por outros. Polinizadora importante para a agricultura, produtora de cera, própolis e mel, a utilíssima abelha é vista entre a doçura do que produz e a dor de suas ferroadas. Criada pelo homem desde 2400 a.C., seus ninhos na Câmara recebem cuidados especiais: quando necessário, são retirados para evitar acidentes e encaminhados a criadores especializados.
01/10/2010 15h50

Fotos: Pedro Carneiro

Abelha - A Câmara é o Bicho

Abelhas em quadra de apartamentos funcionais

As abelhas (Apis mellifera) fazem parte do grupo dos chamados “insetos sociais”. A organização de uma colméia é exemplar e as operárias contam com o que pode ser A Câmara é o Bicho - Seloconsiderado um “plano de carreira.” De acordo com a sua idade, vão mudando de função dentro do grupo, que se comporta quase como um só organismo.


Em cada colméia, existe uma rainha, que vive entre quatro e oito anos e, quando bem alimentada, põe de 2 mil a 3 mil ovos por dia. Além dela, há cerca de 400 mil zangões, que têm a função de fecundar a rainha. Eles morrem após a fecundação ou são mortos pelas operárias ao final da florada. E, finalmente, as grande responsáveis pelo funcionamento da sociedade, as operárias, em um número que varia de 60 a 100 mil indivíduos, que vivem de 30 a 50 dias e que se dividem em:

a) Faxineiras: idade de um a três dias. Fazem limpeza de alvéolos. Após o 3º dia de vida, Abelhastornam-se cozinheiras.
b) Cozinheiras: idade de três a sete dias. Alimentam as larvas com mais de três dias com mel e pólen. Após o 7º dia de vida, se tornam nutrizes.
c) Nutrizes: idade de sete a 14 dias. Alimentam as larvas, com idade inferior a três dias, com geléia real. Após o 14º dia de vida, se tornam engenheiras.
d) Engenheiras: idade de 14 a 18 dias. Segregam cera e constroem favos. Após o 18º dia de vida, tornam-se guardiãs.
e) Guardiãs: idade de 18 a 20 dias. Defendem a colméia e tornam-se campineiras no 21º dia.
f) Campineiras: idade de 21 dias até a morte. Trazem resina, néctar, pólen e água.

Uma abelha pode percorrer até 12 quilômetros em busca de alimento e água. Um indivíduo visita dez flores por minuto e faz em média 40 voos por dia, tocando cerca de Abelhas 240 mil flores. Com a língua, recolhe o néctar do fundo de cada flor e guarda numa bolsa localizada na garganta. Na colméia, o néctar passa de abelha em abelha, de modo que a água que ele contém evapore, engrossando e se transformando em mel.
Cada abelha produz aproximadamente cinco gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel,  precisam visitar 5 milhões de flores e, para produzir um grama de cera, consomem cerca de seis a sete gramas de mel.
Apenas abelhas fêmeas trabalham. O zangão morre após fecundar a rainha, que armazena os espermatozóides em um reservatório de sêmen em seu próprio organismo.

História

Muxfeldt, em seu livro sobre abelhas e mel, descreve que as mais antigas referências sobre colheita e extração de mel foram encontradas com data de 5 mil anos, no Antigo Egito.

Abelhas sendo retiradas de uma quadra de apartamentos funcionaisA apicultura tem uma longa existência, de aproximadamente 2.400 a.C. Os egípcios e gregos desenvolveram técnicas de manejo. Sua introdução no Brasil foi atribuída aos jesuítas no século XVIII, nos territórios que hoje fazem fronteira com Brasil e o Uruguai, no noroeste do Rio Grande do Sul. Em 1839, o padre Antônio Carneiro Aureliano mandou vir colméias de Portugal e as instalou no Rio de Janeiro. Em 1841, já havia mais de 200 colméias na Quinta Imperial. Em 1845, colonizadores alemães trouxeram abelhas da Alemanha (Nigra, Apis melífera melífera) e iniciaram apicultura no sul do Brasil.

Na Câmara

VespasNa Câmara dos Deputados, as abelhas e maribondos – que também pertencem ao mesmo gênero - são encontrados em diversos locais da Casa e, desde 2005, retirados sempre que sua presença representa risco de acidentes. Os maribondos são colocados em outros locais e as abelhas encaminhadas para o SOS Abelhas, em Sobradinho (DF).

Dica: nunca se deve tocar em colméias de abelhas e caixas de vespas. Caso observadas nas dependências da Câmara dos Deputados, comunique os jardineiros ou vigilantes, pois estes entrarão em contato com o EcoCâmara, que tomará as providências cabíveis.

Colméias de abelhas e vespas retiradas da Câmara e colocadas em outros locais - Resumo 2008 e 2009

Vespa

 



Resumo Geral 2008 Abelhas Vespas
Junho 03 00
Julho 02 00
Agosto 01 00
Outubro 00 02
Novembro 01 01
Dezembro 01 05
Total 08 07




Resumo Geral 2009 Abelhas Vespas
Janeiro 02 06
Julho 01 02
Setembro 02 03
Outubro 02 01
Novembro 03 02
Dezembro 01 02
Total 11 16

 

 Ficha do Bicho:

 

Espécie: Apis mellifera

Nome popular: abelha

Ordem: himenóptera

Reino: animal
Filo:
arthopoda
Classe:
insecta
Subordem
: apodia
Superfamília: Apoidea
Família: Apidae
Subfamília: Apinae
Tribu: Apini
Gênero: Apis