Terceirizados assistem palestras sobre coleta seletiva e combate à dengue

03/05/2010 19h30

A Câmara nunca registrou nenhum caso de larvas do mosquito em suas dependências, mas o apoio depende de todos; 53% do lixo recolhido na Casa é destinado a reciclagem pela cooperativa


Os funcionários terceirizados dos setores de Manutenção de Jardins e de Limpeza da Câmara dos Deputados assistiram nos dias 22 e 23 de abril, no Auditório Freitas Nobre, palestras sobre seu importante papel na coleta seletiva e no combate à dengue. A proposta foi a de aprimorar continuamente a participação desses quadros nas iniciativas da área. A organização foi das próprias empresas prestadoras dos serviços, em parceria com o EcoCâmara, obedecendo obrigação prevista em contrato.

 

Combate à dengue

 Na quinta-feira, 22,  Rachel Osório, chefe da Seção de Manutenção de Jardins e  coordenadora da área temática “Área Verde e Proteção à Fauna” do EcoCâmara, e Rômulo Câmara, diretor da Coordenação de Administração de Edifícios (Caedi) e coordenador da área temática “Coleta Seletiva e Responsabilidade Social”, falaram sobre o combate à dengue para um grupo de cerca de 50 encarregados, responsáveis pela supervisão dos serviços de jardinagem e de manutenção dos edifícios. O objetivo não foi repetir as noções básicas sobre o combate à doença, bem conhecidas do público-alvo, mas transmitir informações sobre situações específicas da realidade da Câmara, dirimindo dúvidas e fornecendo soluções para casos específicos.  A preocupação com o aumento de casos de dengue hemórrágica no Distritro Federal também foi abordada.

Rachel lembrou que nas dependências da Casa nunca foram encontradas larvas do mosquito transmissor nos locais que costumam ser alvo de maior preocupação: “Tratamos os espelhos d’água com escovação e cloro, as bromélias com pó de café e fumo de rolo e  enchemos os pratos dos vasos que ornamentam a Câmara com areia. Tem dado certo”. Ela frizou, contudo, que é preciso ter especial atenção com os vasos de plantas que os servidores e funcionários trazem para suas salas e orientou os jardineiros a, sempre que encontrarem água acumulada nos pratos desses recipientes, esvaziá-los e fornecer areia quando assim solicitado pelo proprietário. Segundo a chefe da Seção de Manutenção de Jardins, cada um não deve se limitar às suas funções, quando o assunto é combate à dengue. “Se você vir uma tampinha ou folha acumulando água embaixo de um arbusto, não é porque você não trabalha na limpeza interna que vai deixar de retirá-la. Afinal, o mosquito não faz distinção na hora da picada”, ressaltou.

 

Importância dos terceirizados na coleta seletiva

Já na sexta-feira, 23, foi a vez de aproximadamente 500 funcionários da limpeza, divididos em duas turmas (manhã e tarde), assistirem à palestra sobre coleta seletiva de resíduos sólidos, também no Auditório Freitas Nobre. A palestrante, Nicole Monteiro da Silva, vice-presidente da Associação de Artesãos do Meio Ambiente (Reciclã), abordou a importância dos funcionários terceirizados para a mudança de comportamento de todos dentro da cadeia de coleta seletiva. Ela explicou o funcionamento da separação de resíduos em outros países e a atual legislação brasileira que trata do tema. Comparou ainda o comportamento de adultos e de crianças – estas geralmente mais sensibilizadas para as questões ambientais.Nicole falou sobre reciclagem

Nicole lembrou ainda o início da coleta seletiva na Câmara dos Deputados, no ano de 2002, e o surgimento do EcoCâmara no ano seguinte, com suas diversas ações internas e externas, apresentando um comparativo entre os monitoramentos de resíduos desde então realizados. Segundo ela, foram doados à cooperativa Cortrap no ano passado cerca de 53% dos resíduos produzidos na Câmara. “Um excelente resultado, que ainda pode melhorar”, ressaltou. A vice-presidente da associação destacou também que “todo o trabalho de  reciclagem visa transformar resíduos em matéria prima, reduzindo impactos ambientais e gerando inclusão social”. A Reciclã, que começou seus trabalhos em 2002, hoje produz mais de mil produtos diferentes, mostrando a ausência de limites quando se une vontade, persistência e criatividade”. Após responder a diversos questionamentos da platéia, finalizou a palestra dizendo a todos:  “Lembrem-se do que se espera de vocês: comprometimento, empenho, informação e fiscalização”.

Rômulo Câmara aproveitou o evento para agradecer a presença de todos e o apoio recebido enquanto esteve à frente do EcoCâmara, atuando como coordenador-geral no biênio 2007/2009. “Muitas ações do homem tem provocado desastre ambientais, que precisamos corrigir”, afirmou.