Fórum de Palmeiras Imperiais recebe placa homenageando Lúcio Costa

O conjunto de palmeiras imperiais que ocupa área próxima à Praça dos Três Poderes recebe placa com “batismo”, recuperando o caráter histórico e paisagístico da iniciativa de Lúcio Costa.
03/05/2010 18h00

 

 

Resgate da história da cidade dá destaque à primeira referência paisagística de Brasília; Palmeiras Imperiais são a estréia da seção “Árvore do Mês”

Presidente Temer descerrou placa do Fórum de Palmeiras ImperiaisDurante as comemoração dos 50 anos de transferência do Poder Legislativo para Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado  Michel Temer, descerrou a placa que homenageia  Lúcio Costa e identifica o conjunto de 60 palmeiras imperiais, localizado entre a Câmara e a Praça do Três Poderes, como “Fórum de Palmeiras Imperiais”.

A denominação foi dada pelo próprio urbanista de Brasília, ao identificar “a aléia que ornamenta o entorno do Palácio do Congresso Nacional” – assim caracterizada no seu Relatório do Plano Piloto de Brasília, de 1957,  e nos primeiros croquis e maquetes da nova capital. Trata-se, portanto, do primeiro traço de preocupação com o paisagismo da cidade, anterior a todos os demais projetos dessa área, como aqueles desenvolvidos por Burle Marx.

Segundo consta do mesmo documento, a inspiração veio de uma sugestão dada a Lúcio Costa por Le Corbusier – considerado um dos mais importantes arquitetos do século XX – em um encontro dos dois, em 1936, durante o desenvolvimento do projeto do então Ministério da Educação, no Rio de Janeiro. Observa-se o Fórum de Palmeiras já nos primeiros croquis de Lúcio Costa, assim como nas maquetes da cidade que seria erguida. Durante a construção da Capital, seu espaço esteve sempre preservado.

Assim, a Câmara dos Deputados resgata um pouco da história da Capital, para a sua população e para todos aqueles que visitam o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes e seus arredores, demonstrando mais uma vez a importância que dá às questões ligadas ao meio ambiente, ao paisagismo e à qualidade de vida, conforme tem sido comprovado por sucessivas ações da Casa.

Saiba mais sobre as Palmeiras Imperiais lendo a seção Árvore do Mês.

Placa do Fórum de Palmeiras Imperiais