Bosque dos Contituintes brilha nas comemorações dos 50 anos

03/05/2010 17h58

Iniciativas de forte simbolismo ambiental  marcaram as comemorações dos 50 anos da transferência do Poder Legislativo para Brasília. Plantio de árvores e  inauguração do protótipo de Calçada Athos Bulcão no Bosque dos Constituintes, tiveram destaque na manhã 20 de abril.

Michel Temer plantando Baobá do CerradoO presidente da Câmara, deputado Michel Temer, o ex-deputado federal (1959-1963) e membro efetivo da Comissão Permanente do Distrito Federal, Carlos Murilo, e o ex-diretor-geral da Casa (1963-1977), Luciano Brandão, plantaram mudas de Baobá do Cerrado (Cavallinesia arborea K. Schum) no Parque Bosque dos Constituintes, localizado no Eixo Monumental, atrás da Praça dos Três Poderes. A espécie escolhida, natural do bioma que lhe dá nome, pode chegar a 40 metros de altura e 10 metros de diâmetro.

Além dessas mudas, o Bosque também recebeu novos exemplares de Chichá (Sterculia sttriata A. St-Hill & Naudin), plantados pelo presidente do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram), Gustavo Souto Maior, pelo presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Ricardo Pinto Pinheiro, e pelo diretor da Escola de Paisagismo de Brasília, José Cesar Uchida Fonseca. Os três são parceiros institucionais do Bosque dos Constituintes.

Durante ato de plantio, o presidente da Comissão dos 50 Anos, deputado Rodrigo Rollemberg, chamou atenção para as mudanças no aspecto da capital ao longo de sua história: “Quando a conheci, Brasília era uma cidade vermelha, da poeira e do barro, e a vi se transformar, pela ação humana, em uma cidade-parque. Hoje, a Câmara dá de presente a seus habitantes mais árvores e o protótipo da calçada do Bosque, que é um lugar aprazível, aconchegante e acolhedor, para que a população possa estar cada vez mais próxima ao Congresso Nacional”, afirmou Rollemberg.

O Bosque dos Constituintes surgiu do plantio de mudas, em 1988,  pelos parlamentares da Assembléia Nacional Constituinte, em comemoração à inclusão na Carta Magna de um artigo dedicado ao meio ambiente (o 225), o primeiro na história das constituições brasileiras, e foi adotado em outubro de 2008 pela Câmara dos Deputados, dentro do projeto “Abrace um Parque”, do Governo do Distrito Federal.

Calçada Athos BulcãoProtótipo da Calçada Athos Bulcão

Após o plantio, foi inaugurado o protótipo da Calçada Athos Bulcão, que será em breve construída no Bosque, a partir do único projeto desse tipo desenhado pelo artista plástico que adotou Brasília como sua cidade. Com 700 metros de extensão e 3 de largura, a calçada ocupará o eixo central de circulação de pessoas pelo Parque e direcionará os visitantes para a vista do Congresso Nacional. O presidente da Câmara Michel Temer ressaltou a beleza e a importância do trabalho de Athos Bulcão para Brasília e prometeu empenho pessoal na conclusão do projeto. “É uma honra para mim presidir a Câmara dos Deputados no momento em que Brasília faz 50 anos”, acrescentou.