Jornada ecológica faz oficinas e palestras

Interessados em ecologia não podem perder as próximas atividades da "Jornada Ecológica". Amanhã (11) e na próxima semana ocorrem oficinas, para as quais ainda há vagas, além de palestras e exposição sobre reciclagem de alumínio.


OFICINAS

Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever pelos ramais 6-2169 ou 6-2171.

Nesta sexta, de 16h30 às 18 horas, a colega Jacimara Machado ensina a fazer objetos com material reciclado na "Oficina de Caixas Ecológicas". Os participantes também recebem informações teóricas sobre meio ambiente, com ênfase na política dos três Rs — reduzir, reaproveitar e reciclar. O local do encontro é o refeitório dos terceirizados, no subsolo do Anexo IV.

No sábado (12), é a vez de aprender a cuidar de plantas na "Oficina de Cultivo de Orquídeas". O curso será ministrado por Walber Antonio Leão da Cruz, presidente da Sociedade Orquidófila de Brasília, de 9 às 12 horas, no setor de garagens ministeriais norte, onde fica o Economildo Sul.

Além de aprender ecologia, com reforço na política dos três Rs, os participantes da "Oficina Valorizando os Materiais" ainda levam um brinde para casa: um kit preparado pela Associação de Mulheres do Gama, que já estão repassando o conhecimento adquirido em oficinas semelhantes. Ministrada por Nicole Monteiro, o curso também será no refeitório dos terceirizados, de 16h30 às 18 horas.


PALESTRAS (não precisam de inscrição)

"O Capitalismo Natural" e "A Kyoto Stars Motors e o Meio Ambiente" são as palestras programas para segunda-feira (14). Na primeira, que será às 15 horas, no auditório Freitas Nobre, no Anexo IV, o palestrante é Antonio Gorgônio, biólogo formado na USP, mestre em Ecologia pela UnB e consultor em Gestão Ambiental no Núcleo de Gestão Ambiental do Sebrae&mdashDF.

A experiência da Kyoto em práticas ambientais será apresentada por Erika Medeiros, formada em pedagogia pela Universidade de Brasília, pós-graduada em gestão de Recursos Humanos e em Gestão Ambiental na UnB e em curso de Formação de Auditores Ambientais Internos. A palestrante responde pela implantação do programa ambiental da empresa em Brasília. O encontro será às 16 horas.


EXPOSIÇÃO

Ao longo de toda a semana (14 a 18) pode ser vista no Espaço Mário Covas a exposição "Reciclagem de Alumínio: cultive essa atitude". Organizada pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), em parceria com a Associação dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas), a exposição mostra um panorama da reciclagem de alumínio no Brasil, destacando os benefícios que a atividade traz dos pontos de vista social, econômico e ambiental. Compõem a mostra esculturas feitas a partir de alumínio reciclado do artista Osni Branco e de seus alunos na oficina Espaço da Arte.

 


Texto produzido pelo Núcleo de Gestão Ambiental - Ecocâmara em 10/3/05.