IX Conferência das Cidades - Sustentabilidade nas Cidades Brasileiras

07/11/2008 14h25

 

IX Conferência das Cidades

Sustentabilidade nas Cidades Brasileiras

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados promove na próxima terça e quarta-feira (11 e 12), no auditório Nereu Ramos, a nona edição da Conferência das Cidades. Parlamentares, prefeitos, governadores e especialistas estrangeiros e brasileiros vão debater as políticas e estratégias que podem ser adotadas para garantir a sustentabilidade dos municípios brasileiros, com base em experiências bem sucedidas no País e no exterior.

Para a presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputada Angela Amin (PP-SC), a formulação da nona conferência foi motivada pelo ideal do respeito à vida. "Os desafios impostos à humanidade com o fenômeno do aquecimento global e a limitação dos recursos naturais evidenciam a necessidade de adaptação a outros paradigmas. Seja no âmbito econômico, social ou político, há que se debater o planejamento e a gestão dos espaços urbanos sob perspectivas mais abrangentes", aponta.

Na abertura do evento, no dia 11, o economista Ignacy Sachs, professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais da França, vai proferir palestra sobre o novo paradigma munidal da sustentabilidade. No dia 12, é a vez do conferencista indiano, o engenheiro Yogi Goswami. O professor da Universidade da Flórida é um dos maiores especialistas em energias alternativas e falará sobre o futuro da energia no planeta.

 

Prêmio
No encerramento do evento, no dia 12, ocorrerá a entrega do prêmio Selo Cidade Cidadã, que neste ano destaca os municípios que adotaram políticas de desenvolvimento sustentável. Nesta edição, concorreram 60 projetos de 47 cidades.

Na categoria de municípios com até 100 mil habitantes, serão premiados:
- Marechal Cândido Rondon (Paraná), com projeto sobre gestão sustentável de resíduos;
- Penápolis (São Paulo), que apresentou trabalho sobre recuperação e regeneração de áreas degradadas;
- Santana de Parnaíba (São Paulo), com projeto sobre educação e saúde.

Na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes, foram escolhidos:
- Belo Horizonte, com projeto de recuperação e regeneração de áreas degradadas;
Campo Grande, com projeto de gestão sustentável de resíduos;
Maringá (Paraná), com projeto de educação e saúde.

Informações no telefone 3216- 6553.