EXPOSIÇÃO "NEM TUDO É LIXO NO LIXO" -
EcoCâmara - 29 de maio a 8 de junho
Freqüentemente as questões sociais e ambientais são colocadas como se fizessem parte de temáticas muito distintas ou, mesmo, opostas.
A Exposição “Nem Tudo É Lixo no Lixo”, apresentada no Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados, traz uma perspectiva diferente.
Ela mostra que a preocupação com o meio ambiente e com o reaproveitamento ecológico dos resíduos podem gerar oportunidades de trabalho e de renda, acarretando processos de inclusão social e melhorando a qualidade de vida de populações carentes.
A exposição cobre um período de 10 anos na vida de cerca de 150 famílias de catadores de papel e mostra como, partindo da total precariedade, se organizaram com o apoio de diversas entidades, entre as quais o Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados (Ecocâmara), e constituíram duas entidades – a CORTRAP (Cooperativa de Reciclagem de Trabalho e Produção) e a BRASCICLA (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Brasília). Esta última, mediante convênio, tornou-se responsável pela reciclagem dos resíduos coletados nos prédios da Câmara.
A exposição é dividida em dois painéis, que representam a história de vida dos catadores e o processo de coleta seletiva neste Parlamento.
O primeiro painel enfoca o desenvolvimento dos trabalhadores, partindo de uma simples atividade de coleta primária para chegarem a um processo mais complexo de agregação de valor.
O segundo painel apresenta o processo de coleta seletiva dentro da Câmara dos Deputados, mostrando os cuidados cotidianos, no descarte de materiais, que permitem que aconteça o quadro de resgate social mostrado no painel anterior. Também são exibidas algumas atividades de educação ambiental desenvolvidas pelo Ecocâmara.
A exposição ocorre entre os dias 29 de maio e 08 de junho de 2007.