EcoCâmara promove campanha de coleta de cartões na Casa
Diariamente as pessoas carregam consigo pelo menos um cartão em PVC, seja cartão de banco, carteirinha escolar, passe de ônibus, vale refeição, CPF, planos de saúde, crachás e outros. Mas ao longo do tempo esses cartões perdem a validade ou acabam sendo substituídos por outros, devendo ser descartados.
Os cartões oferecem funcionalidade e segurança, mas também possuem muitas informações sobre seus donos e, para garantir o descarte seguro e adequado do ponto de vista ambiental, o EcoCâmara em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, a empresa Plastivida e o Instituto do PVC, promove a partir desta terça-feira (7) uma campanha de recolhimento de cartões de PVC na Casa. O coletor do material vai ficar seis meses na Câmara, um mês em cada prédio, até março de 2015. A coleta começa no Anexo I.
Durante a campanha, funcionários e visitantes poderão descartar qualquer tipo de cartão, no entanto identificações funcionais de acesso à Casa, devem ser devolvidas ao Departamento de Polícia Legislativa (Depol) para descredenciamento. Caberá ao setor promover o descarte do material no "papa cartão".
Inutilização dos cartões
O "papa cartão" possui um dispositivo que tritura os cartões e inutiliza tarjas magnéticas e chips. Ainda assim, os organizadores da campanha aconselham que o usuário do cartão avise o emissor sobre sua destruição.
A partir da transformação dos resíduos de PVC é possível obter novos produtos, como cadernos, agendas, réguas, marcadores de páginas, dentre outros.
Então se você possui um cartão em PVC que não está mais funcionando e deseja descarta-lo, faça de forma correta, e vá até o Papa Cartão.
Cronograma do "papa cartão"
- Outubro - Anexo I
- Novembro - Anexo II
- Dezembro - Anexo III
- Janeiro - Complexo Avançado
- Fevereiro - Edifício Principal
- Março - Anexo IV
Com informações do Camaranet