EcoCâmara participa do VIII Encontro Verde das Américas

23/09/2008 15h00

O Núcleo de Gestão Ambiental EcoCâmara apresentou os resultados alcançados pela política ambiental da Casa, na oitava edição do Encontro Verde das Américas, que aconteceu no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios durante a segunda semana deste mês.

O Encontro Verde, também conhecido como Greenmeeting, vem sendo um importante e concorrido fórum que busca contribuir para a promoção de soluções sustentáveis que atendam ao desenvolvimento econômico ao mesmo tempo em que resguardam a qualidade de vida das pessoas e do planeta. Nesta edição, foram discutidos os principais temas relacionados à preservação ambiental tais como: mudanças climáticas, florestas e biodiversidade, recursos hídricos e energéticos, saneamento básico, licenciamento ambiental e biotecnologia.

Após a apresentação da chefe da Assessoria de Projetos Especiais (DG/Câmara), Cássia Botelho, o professor David Zee, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), por várias vezes, enfatizou o papel da Câmara dos Deputados como exemplo de gestão ambiental. Segundo ele, a Câmara dos Deputados tem cumprido o seu dever ao implantar práticas ambientais em sua administração. David Zee apresentou no Encontro Verde das Américas a palestra "Mudanças Climáticas e seus efeitos em centros urbanos - Estudo de caso: Rio de Janeiro.

Atualmente  está em vigor uma campanha para diminuir o consumo de energia na Câmara. Em relação aos resíduos produzidos na Casa, cerca de 60% do material descartado  é de boa qualidade. Com a participação de todos, esse número pode ser bem maior!

 

Eventos paralelos

O Prêmio Verde das Américas 2008 foi entregue ao ministro de Estado do Meio Ambiente da Suécia, Andreas Carlgren. O prêmio é o resultado de observações e pesquisas realizadas no âmbito internacional. É  uma homenagem a personalidades e instituições que têm, ao longo dos anos, contribuído para o desenvolvimento e a preservação ambiental do planeta.

Após a realização do encontro, a comissão organizadora emitiu um documento, reiterando e reafirmando os princípios que nortearam este fórum, a Carta Verde das Américas 2008. O documento chegará às autoridades competentes do Brasil, das Américas e dos demais continentes, bem como a organismos e conferências internacionais, com reivindicações e recomendações nas áreas socioambiental e econômica.

Além de tal documento, foi publicada uma coletânea das experiências apresentadas no evento, que constituiu uma das contribuições do Greenmeeting para a redução das desigualdades socioambientais nos países das Américas.

 

Público- alvo

Experiências públicas e privadas, nacionais e internacionais, estavam no rol de apresentações a dirigidas a tecnólogos, representantes de empresas e autarquias, órgãos ambientais em diversos níveis, professores e alunos universitários, pesquisadores e representantes de instituições, bem como diplomatas de vários continentes.