Dia Mundial da Água: ações da Câmara mostram como preservar esse bem
No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data, criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), reforça a importância da preservação desse recurso natural e da discussão de temas relacionados a ele. Há vários anos a preservação desse bem e a conscientização dos servidores para a situação da água no planeta se tornou uma preocupação da Câmara dos Deputados
Em um planeta onde o acesso à água ainda representa um problema grave, algumas atitudes podem fazer toda a diferença. Ciente do elevado valor econômico e ambiental desse recurso, a Câmara dos Deputados dá bons exemplos, com ações em prol do uso responsável do líquido, como: a desativação do Sistema de Irrigação do Anexo IV durante o período da seca; a modernização dos sistemas de ar condicionado com menor consumo de água; a substituição de equipamentos sanitários antigos por modernos que ajudam a economizar água; a instalação de purificadores de água nas copas; e a limpeza dos espelhos d’água.
Segundo o coordenador da área temática de Novas Tecnologias Hídricas e Energéticas, Fritz Walter Mohn, a implementação de ações na Casa também é feita em cima de dois objetivos. “Ações como essas tem duas importâncias fundamentais: uma com relação à preservação da água, e nessa parte todo cidadão deveria colaborar, sem deixar isso apenas com o poder público; e a outra relacionada à economia, visto que a água é um recurso bastante caro hoje em dia.”, afirma ele.
Para a Câmara, poupar água também significa economizar recursos públicos. “Como gestores da administração pública somos obrigados a trabalhar em planos que direcionem para a redução de gastos e desperdícios.” acrescenta Fritz. Dessa forma, novos projetos ainda estão sendo estudados e outros vêm sendo gradualmente implementados, para que tudo ocorra da melhor forma possível, sem gerar qualquer desconforto.
As novas propostas giram em torno principalmente da reutilização da água e do consumo sustentável. Quanto à redução de gastos e às atitudes sustentáveis, a técnica orçamentária, Carolina Salomão, garante: “Os órgãos públicos têm que dar o exemplo para a população.”. E com uma série de ações voltadas para o uso consciente da água, a Câmara dos Deputados está fazendo a sua parte.
Apesar de dois terços do planeta Terra ser formado pelo líquido, menos de 1% desse total pode ser encontrado próprio para consumo. Ainda assim, a maioria das pessoas continua a utilizar a água de maneira exagerada, sem a consciência de que esse é um bem finito e que seu consumo irresponsável pode gerar consequências graves e irreversíveis em um futuro próximo. Nesse contexto, a criação de uma data especial para a conscientização mundial se tornou uma iniciativa de grande importância.
Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença. Faça também a sua parte. O planeta agradece!
Veja como você pode economizar água:
- Tome banhos rápidos
Banhos rápidos economizam água e energia. - Feche a torneira
Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Você pode fazer o mesmo com a louça. Ligue a torneira apenas na hora do enxague. - Atenção aos vazamentos
Ao consertar vazamentos de canos e torneiras você pode economizar bastante. - Descarga
Aperte a descarga apenas o tempo necessário. A descarga utiliza litros e mais litros de água em um único aperto. - Acumule as roupas para lavar e passar
Desta maneira, você economiza água, luz e tempo. - Limpe a calçada com vassoura
A vassoura é mais rápida e prática. Esqueça a mangueira. - Balde para o carro
Na hora de lavar o carro utilize um balde e um pano ao invés da mangueira. - Use o regador
Para economizar água na hora de regar as plantas, prefira um regador. Ou economize ainda mais ao usar a água da chuva para molhar as plantas.