Dia Mundial da Água

Amanhã, sexta-feira, 22 de março é o Dia Mundial da Água. Criado pela ONU, a data reforça a importância da preservação desse recurso natural. Otimizar o uso da água é um dos principais focos da política socioambiental da Câmara dos Deputados.
21/03/2013 19h05

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

 

 Novas ações da Câmara mostram como preservar esse bem

 

O principal objetivo do Dia Mundial da água, comemorado em 22 de março, é incentivar a reflexão, conscientização e elaboração de medidas práticas que possibilitem soluções para ajudar a resolver, ou pelo menos diminuir o problema da água no mundo. Para celebrar a data, o Comitê de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) destaca as iniciativas da Casa em prol da preservação desse recurso natural.

A data, criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), reforça a importância da preservação desse recurso natural e da discussão de temas relacionados a ele. Há vários anos a preservação desse bem e a conscientização dos servidores para a situação da água no planeta se tornou uma preocupação da Câmara dos Deputados.

Em um planeta onde o acesso à água ainda representa um problema grave, algumas atitudes podem fazer toda a diferença. Ciente do elevado valor econômico e ambiental desse recurso, a Câmara dos Deputados dá bons exemplos. 

I)                    Racionalização do uso da água nos espelhos d’água (manutenção sustentável da limpeza do espelho d’água);

II)                  Implantação de metodologia de detecção e correção de vazamentos.

III)                Racionalização do uso da água utilizada pelos lavadores de carro.

IV)               Racionalização do uso da água aplicada em irrigação de jardins.

V)                 Substituição de torneiras comuns por torneiras semiautomáticas em banheiros públicos.

VI)               Utilização/substituição de/por caixa acoplada nos vasos sanitários;

VII)             Instalação de novos relógios medidores (39 hidrômetros) em  novos pontos a fim de possibilitar o monitoramento do consumo;

VIII)           Instalação de 191 filtros de água (purificadores) para consumo humano – dos quais 46 foram instalados em 2012 e outros 20 já neste ano;

Segundo o coordenador da área temática de Novas Tecnologias Hídricas e Energéticas, Fritz Walter Mohn, a implementação de ações na Casa também é feita em cima de dois objetivos. “Ações como essas tem duas importâncias fundamentais: uma com relação à preservação da água, e nessa parte todo cidadão deveria colaborar, sem deixar isso apenas com o poder público; e a outra relacionada à economia, visto que a água é um recurso bastante caro hoje em dia.”, afirma ele.

Novas ações programadas – Para a Câmara, poupar água também significa economizar recursos públicos. “Como gestores da administração pública somos obrigados a trabalhar em planos que direcionem para a redução de gastos e desperdícios.” acrescenta Fritz. Dessa forma, novos projetos ainda estão sendo estudados e outros vêm sendo gradualmente implementados, para que tudo ocorra da melhor forma possível, sem gerar qualquer desconforto.

Ações que devem ser implantadas a partir de 2013:

I)                     Implantação de sistemas de reuso de água.

II)                  Utilização de sistema de ar-condicionado com maior eficiência em relação ao consumo de água.

III)                Instalação de medidores em diversos pontos do sistema hidráulico com o objetivo de parametrizar ações gestoras, decorrente de solicitação de auditoria da Secretaria de Controle Interno (SECIN), que originou o “Plano de análise de desempenho para racionalização do uso da água – planejamento de instalação de hidrômetros para possibilitar o monitoramento do uso da água potável com o propósito de gerar ações de racionalização e eficiência”.

IV)               Instalação de mais 140 purificadores de água nas copas;

V)                 Instalação de mais 453 torneiras de fechamento automático, em substituição às torneiras de fechamento manual, nos banheiros públicos da Câmara dos Deputados.

Dicas de economia – Apesar de dois terços do planeta Terra ser formado pelo água, menos de 1% desse total pode ser considerado próprio para consumo. Ainda assim, a maioria das pessoas (no Brasil, sobretudo) continua a utilizar a água de maneira exagerada, sem a consciência de que esse é um bem finito e que seu consumo irresponsável pode gerar consequências graves e irreversíveis em um futuro próximo.

Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença. Faça também a sua parte. O planeta agradece!

Veja como você pode economizar água:

  • Tome banhos rápidos
    Banhos rápidos economizam água e energia.
  • Feche a torneira
    Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Você pode fazer o mesmo com a louça. Ligue a torneira apenas na hora do enxague.
  • Atenção aos vazamentos
    Ao consertar vazamentos de canos e torneiras você pode economizar bastante.
  • Descarga
    Aperte a descarga apenas o tempo necessário. A descarga utiliza litros e mais litros de água em um único aperto.
  • Acumule as roupas para lavar e passar
    Desta maneira, você economiza água, luz e tempo.
  • Limpe a calçada com vassoura
    A vassoura é mais rápida e prática. Esqueça a mangueira.
  • Balde para o carro
    Na hora de lavar o carro utilize um balde e um pano ao invés da mangueira.
  • Use o regador
    Para economizar água na hora de regar as plantas, prefira um regador. Ou economize ainda mais ao usar a água da chuva para molhar as plantas.