Dia Internacional da Reciclagem na Câmara dos Deputados

19/05/2022 08h45

No dia 17 de maio comemora-se o Dia Internacional da Reciclagem. Na Câmara dos Deputados a data foi comemorada com evento realizado no Hall da Taquigrafia, promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem no Congresso Nacional. O Presidente da Frente, Deputado Carlos Gomes, abriu o evento celebrando a importância dessa data. A reciclagem, como instrumento importante para o desenvolvimento da economia circular, gera renda, auxilia pessoas e beneficia o meio ambiente.

 

Participaram dessa homenagem os Deputados Rodrigo Agostinho, Nilto Tatto e João Campos, o Diretor da ONG Programando o Futuro, Vilmar Simion, o Presidente Executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, e a servidora da Casa Carmem Mesquita representando o EcoCâmara.

Houve exposição de materiais reciclados ou preparados para serem encaminhados à reciclagem.

 

PONTOS DE COLETA

O EcoCâmara oferece dois pontos permanentes para o descarte correto de resíduos: no térreo do Anexo IV e no Cefor. Nesses locais, é possível deixar materiais considerados perigosos, como pilhas, baterias, equipamentos eletroeletrônicos (fios, cabos de computador, eletrodomésticos, entre outros), de modo a viabilizar o encaminhamento adequado e evitar a contaminação do ambiente.

Nas praças de logística reversa são coletados também outros resíduos de difícil reciclagem: esponjas, cartões pvc e isopor, a fim de contribuir para a economia circular. O EcoCâmara planeja ampliar, em breve, os tipos de materiais a serem coletados.

Os resíduos eletroeletrônicos, por exemplo,  são recondicionados para fins sociais, como doação a entidades carentes; destinados à reciclagem, separando cada componente e encaminhando-os às indústrias; ou doados para projetos de profissionalização de jovens carentes em áreas de informática, eletrônica, manutenção de computadores e robótica.