Deapa implanta hábitos sustentáveis em rotina de trabalho
O Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa) possui uma gestão preocupada com a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. Diversas atividades são desempenhadas com o compromisso de utilizar os recursos disponíveis para a realização das atividades rotineiras da melhor maneira.
Dentre as metas de sustentabilidade estabelecidas está à redução do uso de papeis e do número de impressões. Para o seu alcance, uma das impressoras é destinada à impressão de documentos não oficiais, abastecida exclusivamente com papeis de rascunho, ou seja, que já foi utilizado de um dos lados. Na outra impressora em que é utilizado papel branco, a configuração é no modo frente-e-verso, seguindo o padrão das impressoras da Casa.
De acordo com a servidora Larissa Pacce Miranda, “O que deu força para o departamento começar a desempenhar esse tipo de atividade foi o projeto do Gabinete Sustentável”.
Cota não é meta
O Deapa promoveu neste ano de 2016 uma campanha intitulada “Cota não é meta”, referindo-se a cota gráfica fixa que os gabinetes parlamentares possuem para solicitação de materiais impressos.
O departamento busca sensibilizar e conscientizar constantemente sobre a coordenação de serviços gráficos, para evitar o desperdício de materiais.
“Estamos aqui para atender, mas preocupados em não desperdiçar. Nosso trabalho busca conscientizar os gabinetes parlamentares e as diversas áreas da Casa quanto ao uso racional dos recursos que temos disponíveis”. Falou a diretora do departamento , Cláudia Araújo de Almeira.
DEAPA
O Departamento de Apoio Parlamentar é responsável por fornecer suporte administrativo e operacional para os gabinetes parlamentares, supervisionar as atividades de controle de verba para contratação do secretariado parlamentar, prestar serviço de intermediação entre o gabinete parlamentar e os diversos órgãos da casa e prestar serviços gráficos para a Câmara dos Deputados. O Deapa trabalha em conjunto com o EcoCâmara em diversas ações que estimulam a sustentabilidade na Câmara dos Deputados.