Comemorações do Dia do Meio Ambiente demonstram preocupação ambiental da Câmara
A Câmara dos Deputados realizou 31 eventos durante o mês de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Tal iniciativa demonstrou o alto índice de preocupação ambiental da Casa, tanto por parte de seu corpo de servidores quanto de direção, que recentemente adotou a sustentabilidade como um dos pilares do seu planejamento estratégico.
Seis exposições, em diferentes espaços da Casa, trouxeram beleza e reflexão para servidores e visitantes da Câmara. Um de seus destaques, a mostra “Luminárias e Filtros Econômicos”, organizada pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara (EcoCâmara), apresentou ao público novas tecnologias hídricas e energéticas, exibindo modelos de luminárias econômicas e uma maquete de iluminação dos gabinetes dos deputados do Anexo IV da Câmara. O sistema de iluminação faz parte do programa “Luz e Vida”, premiado com o segundo lugar no concurso da Agenda Ambiental para Administração Pública (A3P), edição 2009, quando concorreu com cerca de 200 organizações.
Além dessa, outras cinco exposições fizeram parte da programação. Objetos decorativos e utilitários feitos com material reciclado puderam ser vistos, entre 24 de maio e 11 de junho, no Escritório Verde do EcoCâmara, no térreo do anexo IV, na mostra “Arte com Inclusão Social”. No período de 26 a 29 de maio, o estacionamento do Anexo I recebeu o caminhão adaptado, com palco para manifestações artísticas, do projeto “A Mata Atlântica é Aqui: Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, trazida pela fundação SOS Mata Atlântica, que também esteve presente com a mostra de fotografias sobre a biodiversidade “A Mata Atlântica sob o nosso olhar: o que queremos enxergar”, no corredor de acesso ao Plenário, entre 1º e 11 de junho.
Numa demonstração de cooperação com a Casa vizinha, a exposição “Qual energia queremos para a nossa vida”, demostrou de modo interativo as diversas alternativas energéticas existentes, com suas vantagens e desvantagens, no Senado Galeria, de 8 a 18 de junho. Já o artista plástico Heleno Stuckert levou ao Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara do Deputados (Cefor), entre os dias 7 e 30, a exposição fotográfica “Alento em Branco Maior”, toda montada com materiais recicláveis, abordando a luz como tema.
Educação ambiental e sustentabilidade
A educação ambiental e os debates sobre a sustentabilidade também tiveram seu devido destaque durante o período de comemorações, com oficinas, cursos, seminários, uma audiência pública e uma palestra. O meio ambiente foi te
ma de dois cursos - “Educação Ambiental - Construindo Novos Valores de Cidadania e Sustentabilidade” e “Atualização em Legislação Ambiental”- e de três oficinas – “Confecção de Bonecos”, “Pintura de Canecos” e “Confecção de Cadernos Artesanais”. A palestra “A responsabilidade dos
Profissionais de Saúde frente ao Plano de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde” procurou sensibilizar os servidores do Departamento Médico (Demed) para a importância da correta destinação do lixo do setor.
Completando a programação, dois seminários debateram modos de tornar nossas ações cada dia mais ambientalmente corretas: o “Seminário de Construções Sustentáveis” e o “Seminário Internacional de Compras Governamentais Sustentáveis”, este último realizado em parceria com o Senado Federal, como apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O tema foi ainda debatido ainda na audiência pública “O que o Brasil levará à 10ª Conferência das partes da Convenção sobre Diversidade Biológica - COP 10, em Nagoya, Japão”, realizada no dia 9 de junho, no Plenário 2 do Anexo II.
Parceria EcoCâmara + Senado Verde
Câmara dos Deputados e Senado Federal fortaleceram seu laços institucionais buscando uma atuação cada vez mais integrada em suas
iniciativas ambientais. Representantes d
a Câmara estiveram presentes na solenidade de lançamento da Semana do Meio Ambiente no Senado, dia 8 de junho, no salão Branco do Congresso Nacional, e, no dia 10, os diretores-gerais das duas casas assinaram um termo de cooperação entre os núcleos de gestão ambiental EcoCâmara e Senado Verde, durante a solenidade Cerimônia em Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, na Câmara dos Deputados.
O evento também foi palco do lançamento do CD “Compilação da Legislação Ambiental”, da abertura da exposição “Luminárias e Filtros Econômicos” e do lançamento novo site do EcoCâmara, assim como da apresentação da “home verde” do portal institucional da Casa, em homenagem ao meio ambiente, e da entrega de diplomas do “Curso de Jardinagem Prática”, da Escola de Paisagismo de Brasília, para doze jardineiros da Seção de Manutenção de Jardins da Câmara.
Ações ecocamaradas
Os participantes do Programa de Voluntariado Ambiental da Câmara (Ecocamaradas) organizaram três ações. A primeira delas foi uma caminhada ao Bosque dos Constituintes, com palestras sobre a fauna e flora do local, e o recebimento pelo diretor-geral da Câmara, Sergio Sampaio, do termo de outorga que permite a perfuração de um poço artesiano no bosque, entregue pelo diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), João Carlos Teixeira Alves.
A segunda, uma caminhada interna para sensibilizar os servidores para as questões ambientais, e a última a segunda edição da campanha “Doe seu Reciclável”, que buscou arrecadar objetos de materiais recicláveis para a cooperativa de catadores Cortrap. Em iniciativa semelhante, o Senado Federal organizou uma campanha de coleta de baterias e pilhas usadas, com o apoio da Câmara.
Além de todos os eventos realizados durante o período, a Rádio Câmara e a TV Câmara enriqueceram a sua programação com produções voltadas para questões relacionadas à cidadania e à sustentabilidade, deixando ainda mais clara a atenção especial da Casa com tais temas.