Começam as ações do Projeto Liderança Sustentável

Reunião com servidores define diretrizes, demarca objetivos e dá o ponta pé inicial na integração legislativa
15/04/2014 14h35

Na última quinta-feira (3), a gestão socioambiental na Câmara dos Deputados se fortaleceu com o lançamento do projeto “Liderança Sustentável no Partido dos Trabalhadores”.

Realizado no Plenário 13 do Anexo III da Câmara dos Deputados, o encontro contou com a participação ativa dos servidores e dos funcionários comissionados da liderança, com a motivada equipe de assessores do Comitê de Gestão Socioambiental – EcoCâmara, e, é claro, com o ânimo do Deputado Vicentinho.

 “Vamos caminhar devagar, firmes, para não parar mais”, afirmou o Líder Petista; presente na mesa de abertura, que contou, ainda, com a presença do Coordenador-Geral do EcoCâmara, o educador e cientista político Gílson Vasconcelos Dobbin, do Chefe Administrativo da Liderança, o colega José Marcio Ribeiro, do Chefe do Escritório gerencial de projetos do EcoCâmara e Coordenador administrativo da liderança do PT, o economista Luiz Vicente Braga, além de, e principalmente, do Coordenador da área temática “Interação Legislativa”, Gestor do Programa de Gestão Ambiental da Liderança do PT  e professor de Língua Portuguesa e cientista Político Jairo Luís Brod.

“O pioneirismo do projeto e o papel estratégico da Liderança nesta Casa Legislativa exigem acuidade, perspicácia e atenção redobrada no desenvolvimento do trabalho” comentou Gílson Vasconcelos Dobbin em sua fala; assim, este Primeiro Encontro teve como objetivo integrar as necessidades gerais de sustentabilidade aos anseios do qualificado corpo funcional deste Órgão; e ainda, apresentar os parâmetros do projeto e dar a cada um a responsabilidade pela condução de seus afazeres, ou seja, estabelecer as melhores condições possíveis para o sucesso da empreitada.  

Gerenciar o projeto na Liderança do PT é uma tarefa duplamente desafiante, em primeiro lugar, porque se trata da experiência pioneira na Área Político-Legislativa da Câmara e também, por desafiar a vontade de colaborar para a construção coletiva de qualquer projeto, político ou não, que caracteriza os simpatizantes e militantes do PT. “E não poderia ser diferente com o Programa de Gestão Ambiental e felizmente, contamos para nos guiar nessa empreitada com a experiência acumulada de outros programas do Gílson, do Vicente, da Jacimara e de toda a equipe do Ecocâmara. E também é fundamental a participação dos servidores do PT, para o desenvolvimento do projeto.”, afirmou Jairo Luís Brod.

A dinâmica desenvolvida, baseada em princípios colaborativos, resultou em diversas intervenções que versaram preocupação com a gestão de resíduos, a qualidade do ar e gasto de energia, o excesso de utilização de copos plásticos e o stress causado pela (não)mobilidade urbana.

Para dar conta destas questões, soluções foram apresentadas por meio de projetos escritos: organização da coleta seletiva, melhoria do processo de manutenção do ar condicionado, incremento do uso de copos de vidro, canecas de cerâmica e outros materiais; a introdução de um sistema de carona solidária.

Importante lembrar que o papel de gestão do EcoCâmara passa necessariamente pelo auxilio aos órgãos da Casa na busca de soluções para melhor utilização dos recursos em seus processos de trabalho.

Os próximos passos da equipe do projeto serão: a formação de um grupo de desenvolvimento com servidores da Liderança do PT, formalização da versão final da proposta de projetos para o programa, tomada de ações de acordo com cada projeto, encontro para uma avaliação e divulgação até 2014 dos resultados do Programa Liderança Sustentável no Partido dos Trabalhadores.