Coleta seletiva chega aos blocos funcionais da Asa Sul
No período de 16 a 20 de fevereiro, a área temática Coleta Seletiva do EcoCâmara e o Serviço de Administração dos Blocos Funcionais da Asa Sul realizam a primeira grande campanha de divulgação das atividades da coleta seletiva, que, além de transmitir normas do novo procedimento, inclui a sensibilização para as vantagens ambientais e sociais da iniciativa.
A equipe responsável pelo projeto, formada por seis pessoas: duas do EcoCâmara e quatro da Administração das quadras 111 e 311, é identificada pelo uso do crachá da Câmara e de camiseta com o símbolo do Programa Ecocamaradas. A equipe visitará cerca de 120 apartamentos funcionais para dar orientações a todos os seus ocupantes sobre o correto método de descarte de resíduos.
Representando o grupo de trabalho, o administrador dos blocos da Asa Sul, Luiz Roberto Alvarenga, ressalta que para o sucesso da Campanha é importante que os moradores e seus auxiliares sejam sensíveis à importância da ação e sigam os novos procedimentos de separação do lixo, à risca. O administrador ainda informa que, após o repasse dessas informações, está prevista a realização de um monitoramento a fim de corrigir eventuais falhas e solucionar dúvidas dos geradores e dos funcionários envolvidos com a limpeza.
Além das visitas, no mesmo período serão distribuídos 200 coletores, diferenciados para resíduos secos e orgânicos, e materiais explicativos, como cartazes e folhetos. Os coletores, que foram classificados segundo normas do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), chegarão ao escritório da administração, aos refeitórios dos terceirizados e à área de armazenamento temporário dos resíduos, dispostos em cada andar dos cinco edifícios.
Os estudos de implementação da coleta seletiva nos blocos funcionais teve início em abril de 2008, com a elaboração de um breve diagnóstico quali-quantitativo dos resíduos gerados e o levantamento de informações técnicas, com o objetivo de identificar os recursos materiais necessários para efetivar o projeto.
Nesse levantamento ficou constatado que os resíduos gerados pelos apartamentos funcionais eram, em sua maioria, descartados de forma aleatória. No entanto, os resíduos recicláveis somam aproximadamente 56%, formados por revistas, jornais e embalagens plástica, de metal e de papelão. Isso significa que, com a implementação da coleta seletiva, esse material poderá ser, finalmente, encaminhado para a reciclagem e assim incluir socialmente muitas famílias de catadores organizados em cooperativas.
Tercerizados e servidores sensibilizados
Entre os meses de setembro e outubro, o Núcleo de Gestão Ambiental promoveu oficinas de arte-educação para os garagistas, porteiros, serventes e funcionários da administração da SQS 111.
Para Jacimara Machado, assessora ambiental do EcoCâmara, o benefício das oficinas é fazer com que os participantes tenham contato com conteúdos teóricos sobre meio ambiente e conheçam diversos princípios sobre sustentabilidade ambiental. Além disso, são estimulados, de forma lúdica, a refletir sobre suas relações com a natureza, seus hábitos e seu comportamento em relação ao consumo, ao uso e ao descarte de diferentes materiais.
Paralelamente ao objetivo principal, percebe-se que outros resultados podem ser alcançados, tais como a promoção na mudança de hábitos, estímulo para trabalho em equipe, formação de novos instrutores, e a oportunidade de geração de renda extra.
Novas parcerias em gestão ambiental
Em 2008 a Diretoria-Geral e o EcoCâmara reuniram-se com os diretores da área administrativa da Casa a fim de conhecerem as atividades ambientais em andamento e as sugestões de implementação que vêm surgindo em cada setor. O encontro foi uma continuidade do processo, que teve início no começo do ano, de estender a política ambiental da Câmara a todos os órgãos da Administração e estimular novas iniciativas
Desde então, diversos órgãos tem buscado firmar parcerias com o Núcleo de Gestão Ambiental - EcoCâmara, com o objetivo de internalizar questões ambientais e assim atender a demandas legais relativas ao tema.
Com essa proposta, a Coordenação de Habitação, responsável pela administração dos apartamentos funcionais, firmou parceria com a equipe da área temática Coleta Seletiva e Responsabilidade Social do Ecocâmara. A parceria já visava implementar a coleta seletiva, em caráter piloto, nos blocos das quadras SQS 111 e 311, a fim de cumprir a Lei Distrital nº 3.890, de 07 de julho de 2006, que dispõe sobre a obrigatoriedade da implantação da coleta seletiva no Distrito Federal.
Matéria produzida pelo Núcleo de Gestão Ambiental EcoCâmara em 17/02/2009.