CEAM: primeiro projeto de edificação nova da Administração Pública em Brasília a conquistar o Selo Procel de Eficiência Energética

05/10/2016 14h50

O Centro de Gestão e Armazenamento de Materiais (CEAM), que está em fase final de construção no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), é o primeiro projeto de edificação nova da Administração Pública Federal em Brasília a obter o Selo Procel Edificações, concedido aos projetos que atingirem pontuação máxima em eficiência energética em climatização, iluminação e envoltória (fachadas e coberturas). Para conquistar o selo, é necessário receber do Inmetro/Eletrobrás a Etiqueta de Conservação de Energia Classe A nos três requisitos avaliados.

Segundo o diretor do Departamento Técnico (Detec), Mauro Moura, a conquista é algo muito importante para a Câmara dos Deputados. “É um divisor de águas. Nós estamos muito satisfeitos com isso. Ter o projeto certificado é bom, mas é só o começo. Então estamos trabalhando para que o edifício também seja certificado”.

Ceam- SIA

Mauro enfatizou a importância da preocupação com a sustentabilidade em todos os projetos e construções realizados pelo Detec. “Sustentabilidade não é algo com que se brinque hoje em dia. E nós, da área técnica, temos a obrigação de conduzir isso em todas as nossas ações. O prédio do SIA foi projetado para abrigar atividades de almoxarifado e escritórios. Essa é a finalidade e meta. Mas como meta transversal, não menos importante, é um prédio que possa ser energeticamente muito eficiente”. 

Além dos tópicos de eficiência energética mencionados, o projeto prevê ainda o reaproveitamento de águas pluviais para utilização em bacias sanitárias, irrigação, além do aquecimento de água por meio de painéis solares.

Exemplo

Um dos objetivos da Câmara dos Deputados é servir de exemplo para outros órgãos do poder público e privado. Mauro falou sobre quais são os objetivos da Casa. “Nós temos que nos posicionar bem para que a sociedade veja os órgãos públicos com respeito, então precisamos empenhar muitos esforços para manter essa trajetória”.