Brasília agora tem coleta de vidro para o encaminhamento à reciclagem.
Com a Lei nº 12.305/2010, a responsabilidade pelo resíduos passou a ser compartilhada, com obrigações que envolvem os cidadãos, as empresas, as prefeituras e os governos estaduais e federal. Nessa linha, o Governo local empreende diversas ações para a melhor destinação de resíduos gerados na capital e nas cidades satélites. A exemplo, temos o fechamento do lixão da Estrutural e a recente aprovação do Plano Distrital de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, no último dia 06 de março.
Além dessas, a grande novidade é que agora, Brasília dispõe de coleta de vidros para o encaminhamento à reciclagem. A empresa Green Ambiental, em parceria com o Sistema de Limpeza Urbana (SLU), disponibiliza em diversos pontos da cidade coletores para o descarte de vidros, sem cobrar pelo serviço. A empresa encaminha o material para São Paulo, onde, então, é reciclado.
Alguns pontos de coleta são Shopping ID, Pontão do Lago Sul, Supermercado Pão de Açúcar - unidades de Águas Claras, Lago Sul, 516 e 508 sul.
Para órgãos públicos e instituições, a empresa dispõe de serviço de coleta no local, sendo necessário portanto firmar um termo de parceria com a empresa.
O vidro é um material inerte, 100% reciclável e de reciclabilidade infinita. Devido ao volume, grandes áreas nos aterros são ocupadas, o que diminui a sua vida útil. Além disso, há risco de acidentes com a manipulação de cacos de vidros por garis e catadores, sem falar dos riscos à saúde pública, com a proliferação de doenças, devido ao acúmulo de líquido em seu interior.
Então, vamos todos participar! Ser sustentável é ser consciente!