T.I Verde

A área temática TI Verde é responsável por incorporar os preceitos da responsabilidade socioambiental ao ambiente tecnológico da  Câmara, em aspectos que envolvam a aquisição de equipamentos, melhor uso da tecnologia e descarte consciente de material.

O conjunto de ações que vem sendo implantado pela Câmara dos Deputados visa tanto à redução no consumo de papel como à redução dos impactos ambientais tecnológicos ocasionados pela utilização e descarte de equipamentos e suprimentos de impressão, além de promover a economicidade na utilização desses recursos.

Estudos apontam para o fato de que, do total de impressões realizado em um ambiente de escritório, quase 60% são desperdiçados. Com o intuito de reduzir a quantidade de impressões é necessário acabar com a facilidade de acesso aos equipamentos impressores. 

Em 2018, as metas de redução de impressões foram alcançadas. O esforço conjunto de algumas áreas da Casa, possibilitou a redução de mais de 200 equipamentos de impressão, gerando uma economia de R$450 mil.

Clique aqui para saber mais e acesse o relatório do Plano de Logística Sustentável da Câmara dos Deputados.

Política de Impressão Sustentável

Ainda, em 2018, foi elaborada uma nova política de impressão sustentável para a Câmara dos Deputados, que versa sobre o fornecimento e distribuição de equipamentos de impressão, com o objetivo de instituir diretrizes modernas para a racionalização do uso dos recursos de impressão da Casa, promovendo economia e eficiência na utilização desses insumos. A política foi aprovada no início de 2019, na forma de Portaria da Primeira-Secretaria.

Clique aqui para saber mais e acesse o relatório do Plano de Logística Sustentável da Câmara dos Deputados.

Artigos e Estudos

 Notícias

    Ações do documento