T.I Verde 2

A área temática TI Verde é responsável por incorporar os preceitos da sustentabilidade ao ambiente tecnológico da  Câmara, em aspectos que envolvam a aquisição de equipamentos, melhor uso da tecnologia e descarte consciente de material.

O conjunto de ações que vem sendo implantado pela Câmara dos Deputados, por meio do Plano de Logística Sustentável, visa:

  • a redução da quantidade de equipamentos de impressão
  • a redução no consumo de papel
  • a redução dos impactos ambientais tecnológicos ocasionados pela utilização e descarte de equipamentos e suprimentos de impressão
  • promover a economicidade na utilização desses recursos.

Estudos apontam para o fato de que, do total de impressões realizado em um ambiente de escritório, quase 60% são desperdiçados. Com o intuito de reduzir a quantidade de impressões é necessário acabar com a facilidade de acesso aos equipamentos impressores. 

Em 2018, as metas de redução de impressões foram alcançadas. O esforço conjunto de algumas áreas da Casa, possibilitou a redução de mais de 200 equipamentos de impressão, gerando uma economia de R$450 mil.

A redução no número de páginas impressas, comparando 2020 com 2019, foi de 70,7% e a redução no número de impressoras instaladas foi de 27,3% para o mesmo período.

 

Política de Impressão Sustentável

Durante todo o ano de 2018, e em parceria com diversas unidades administrativas, foi elaborada uma nova Política de Impressão Sustentável para a Câmara dos Deputados, que versa sobre o fornecimento e distribuição de equipamentos de impressão, com o objetivo de instituir diretrizes modernas para a racionalização do uso dos recursos de impressão da Casa, promovendo economia e eficiência na utilização desses insumos.

A política foi aprovada no início de 2019, na forma de Portaria nº 01, da Primeira-Secretaria.

Posteriormente, no mês de julho de 2019, foi aprovada a Portaria nº 160 que estabelece o limite mínimo de usuários por impressora, na forma do art. 7°, II, da Portaria da Primeira-Secretaria nº 1/2019.