Uso sustentável do papel: impressão customizada e rodapé ecológico

O uso racional do papel vem se tornando uma ação prioritária na Câmara no que se refere à gestão ambiental. Apenas em 2008, foram promovidas iniciativas como o início da impressão frente e verso por alguns órgãos da Casa, e a adoção da versão eletrônica dos formulários de férias e dos avulsos.

Além da preocupação em utilizar o papel de modo mais sustentável, a nova tecnologia empregada na Casa traz outros benefícios no uso racional dos recursos naturais. Os equipamentos multifuncionais, que reúnem várias funções (impressora, scanner, copiadora e fax) em um único aparelho, por exemplo, gera uma boa economia na aquisição, manutenção e consumo de energia quando comparado com a opção de compra e de uso de um equipamento para cada função.

Nesse sentido, a aquisição de impressoras desde 2007 vem sendo estratégica. Até agora já foram adquiridas mais de 800 impressoras que permitem customizar a impressão para o modo frente e verso, rascunho, brochura entre outros formatos que beneficiam a economia com papel, tonner e energia elétrica.

Existem diversos modelos de impressoras em uso na Câmara dos Deputados. Porém, seguindo AQUI as instruções elaboradas pelo Cenin, é possível configurar praticamente todos os modelos para executar impressões mais eficientes, seja no consumo de papel seja com outros materiais que compõem o aparelho, como o tonner por exemplo. Caso surjam outras dúvidas no momento da configuração, basta ligar para a Central de Atendimento ao Usuário pelo ramal 6-3636.


Rodapé ecológico

Rodapé ecocamaradaRodapé Ecológico Além da aquisição de impressoras ecoeficientes, com a implementação do Projeto TI Verde, o uso dos e-mails institucionais será mais uma ferramenta de incentivo ao uso racional do papel. A inclusão de uma mensagem ecológica ao final das mensagens eletrônicas, logo abaixo da assinatura pessoal, poderá ser feita por cada servidor interessado em apoiar a iniciativa. Para isso, a imagem, disponível AQUI deverá ser salva no computador do usuário. Em seguida, o PASSO A PASSO o guiará na configuração do outlook.


Virtualização: uma tecnologia a favor da sustentabilidade

Outra recente medida que desde 2007 vem, gradativamente, se consolidando na Casa é a virtualização de computadores que desempenham a função de servidores de dados. A virtualização é um sistema que quando executado em um computador permite o funcionamento simulado de outros, conhecidos como máquinas virtuais. Isso facilita o aproveitamento da capacidade ociosa, principalmente processador e memória, de cada um dos equipamentos existentes.

Normalmente, para cada hardware (computador físico – real) existe um sistema operacional que funciona em conjunto. Para o usuário, o computador é uma visão fornecida pelo sistema operacional em execução no equipamento. No caso das máquinas virtuais são múltiplas visões, o sistema de virtualização permite que vários sistemas operacionais sejam executados num mesmo computador físico, criando a impressão que são vários equipamentos, quando, na verdade, há só um.

Esta tecnologia não é tão nova, já existia nos antigos computadores de grande porte. Nos últimos anos, porém, recebeu um novo impulso. As salas técnicas (CPDs), atualmente, empregam centenas de equipamentos, como é o caso dos serviços prestados à Câmara pelo Cenin. A virtualização facilita o aproveitamento da capacidade ociosa, principalmente processador e memória, de cada um dos equipamentos existentes.
A tecnologia da virtualização vem sendo estudada pelo Cenin desde o início de 2007 e já existem alguns serviços sendo executados em máquinas virtuais, como o acesso a rede SERPRO/SIAFI, o SIAFI Gerencial, o serviço de impressão dos gabinetes parlamentares, além de um laboratório de software.

Em dezembro de 2008 foi feita a aquisição de novos equipamentos servidores em substituição a equipamentos antigos e para atender a demandas de novos serviços. Da previsão inicial de 137 equipamentos, foram adquiridos 87, em função do uso da virtualização.

Como os sistemas de virtualização geram benefícios significativos, a cada processo de compra de novos equipamentos o Cenin considera a possibilidade de adotar tal sistema. Sob esse aspecto, a virtualização está alinhada aos programas ecológicos de conservação de recursos naturais porque viabiliza uma boa economia de energia elétrica e de refrigeração de ar, assim como diminui a demanda pela produção de bens.