EcoCâmara recebe alunos do DF

Alunos da Escola de Paisagismo de Brasília, acompanhados pela arquiteta-paisagista e professora Maria Assunção P. Rodrigues, visitaram o viveiro de plantas onde são cultivadas as várias espécies utilizadas nos jardins da Câmara, no sábado (10).


A visita, que já faz parte do aprendizado, é tradição da escola, e tem como objetivo principal demonstrar as técnicas de implantação e manutenção das diversas áreas verdes administradas pela Seção de Manutenção de Jardins, do Departamento Técnico.


Após serem recebidos pelo coordenador do EcoCâmara, Rômulo Lima Câmara, pela chefe da Seção e coordenadora do Núcleo de áreas verdes e fauna, Rachel Osório, e pelo jardineiro-chefe, Marcio Andrade, na sede do viveiro, instalado no Complexo Avançado da Câmara dos Deputados, os alunos assistiram a um pequeno filme e a uma palestra sobre os jardins e as técnicas ambientalmente sustentáveis utilizadas em seu manejo. Visitaram, também, o conjunto de jardins das novas instalações do Cefor, ainda em fase de implantação.


Uma das atividades que mais despertou interesse e curiosidade da turma foi a coleção de plantas cultivadas para utilização nas salas e corredores da Casa. Essas espécies são selecionadas de acordo com sua capacidade de adaptação aos ambientes internos, e são tratadas para se manter saudáveis e capazes de ser elemento decorativo, além de ajudar na purificação do ambiente a que se destinam.


No encontro, foram debatidos os cuidados com reutilização e reciclagem de materiais, e também as preocupações com a preservação dos recursos naturais como a água e o solo. O não uso de agrotóxicos no manejo de área tão grande ajardinada surpreendeu os alunos e foi elogiado juntamente com o processo de compostagem que transforma todos os resíduos do jardim em adubo natural.


Os alunos também tiveram oportunidade de conhecer o programa de incentivo à qualidade do trabalho aplicado na Casa, onde os jardineiros recebem aulas sobre meio ambiente, técnicas de jardinagem e segurança do trabalho.


A execução de jardinagem, com preocupações ambientais e conservacionistas, busca ofertar aos servidores da Câmara jardins seguros e saudáveis, incentivando momentos de integração com a natureza em área urbana. O EcoCâmara participa do projeto, inserindo conceitos sócio-ambientais nas tarefas de manutenção das áreas verdes e compartilhando conquistas e aprendizado,  afim de contribuir para melhor qualidade ambiental da nossa cidade.


Texto produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados - dia 18/03/07