Artigos

- ANDRÉS, A. Pessoas com Deficiência nos Censos Populacionais e Educação Inclusiva. Estudo Técnico da Consultoria Legislativa. Brasília: Câmara dos Deputados, nov. 2014. Formato PDF.

- ANDRÉS, A. Educação de Alunos Superdotados Altas Habilidades. Estudo Técnico da Consultoria Legislativa. Brasília: Câmara dos Deputados, fev. 2010. Formato PDF.

- ARAÚJO, V. L. S., ALVES, S. F. Tradução Audiovisual Acessível (TAVA): Audiodescrição, Janela de Libras e Legendagem para Surdos e Ensurdecidos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v.56, n.2, p. 305-315, mai.-ago. 2017. Formato PDF.

- FOMIN, C. Verbo-visualidade e seus efeitos na interpretação em Libras no teatro. Bakhtiniana Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v.13, n.3, p.142-164, set.-dez.2018. Formato PDF

- GARCIA, F.M., BRAZ, A.T.A.M. Deficiência Visual: caminhos legais e teóricos da escola inclusiva.  Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.28, n.108, jul.-set. 2020. Formatos HTML e PDF.

- KLEIN, P.; GRIGOLETTI, G. de C. A percepção de pessoas com deficiência e idosos sobre acessibilidade: estudo no Parque João Goulart, RS. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v.12 , n.00, p. e021024, 2021. Formato PDF.

- LIMA, E., STEFANINI, M. W. ''5X Favela, Agora por Nós Mesmos'': um estudo sobre legendagem e audiodescrição. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v.38, n.2, p.219-240. mai.-ago. 2018. Formato PDF.

- MACHADO, G.S. Órteses e Próteses no Sistema Único de Saúde. Estudo Técnico da Consultoria Legislativa. Brasília: Câmara dos Deputados, abr. 2018. Formato PDF.

- MONTEIRO, S.M.M.; DANTAS. J.F. Tradução Audiovisual Acessível (TAVA): a segmentação linguística na legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) na campanha política na televisão de Fortaleza. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v.56, n.2, p. 527-560. mai.-ago. 2017. Formato PDF.

 - NASCIMENTO, A. K. P. do Traduzindo Sons em Palavras nas Legendas para Surdos e Ensurdecidos: uma abordagem com Linguística de Corpus.  Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 56, n.2, p.561-587, mai.-ago. 2017. Formato PDF.

- PEREIRA, K. dos S. O Plano Nacional de Educação e os Desafios da Inclusão. Estudo Técnico da Consultoria Legislativa. Brasília: Câmara dos Deputados, jul. 2017. Formato PDF.

- PEREIRA, J.D.S.; OLIVEIRA, S.D. de; COSTA, M. da P. R. da. Definições dos termos deficiência múltipla e deficiência múltipla sensorial: uma revisão sistemática em teses. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araquara, SP, v. 16, n.1, jan./mar. 2021. Formatos TTML e PDF.

- SOARES, T.R. A Capacidade de fato das Pessoas com Deficiência. Estudo Técnico da Consultoria Legislativa. Brasília: Câmara dos Deputados, abril 2016. Formato PDF.

- TOFFOLO, A.C.R., BERNARDINO, E.L.A., PINHEIRO, A.M.V. Os benefícios da oralização e da leitura labial no desempenho de leitura de surdos profundos usuários da Libras. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.22, n.71, 2017. Formato PDF, XLM.

- VIEIRA, P.A,, TEIXEIRA, E.N., CHAVES, E.G. Caminhos do Olhar: a movimentação ocular de espectadores surdos durante a exibição de vídeos legendados. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v.56, n.2, p.493-526, mai.-ago. 2017. Formato PDF.

 

Periódicos científicos sobre acessibilidade e inclusão: 

Revista Educação Inclusiva (UEPB: Universidade Estadual da Paraíba)

Revista Inclusão Social (IBICT: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia)