Linhas de Atuação

 

Para facilitar o planejamento e a execução das diversas ações, a Coordenação de Acessibilidade atua em cinco linhas:

1   Acessibilidade física: obras de adaptação urbanística e arquitetônica; equipamentos de tecnologia assistiva; frota de veículos; mobiliário; circulação interna.

2   Acessibilidade de comunicação: páginas do Portal da Câmara; sistemas de informática; interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais); audiodescrição; legendagem em tempo real (closed caption); sistemas de aro magnético e saídas de áudio para bluetooth e FM; legislação em formatos acessíveis; maquetes e mapas táteis; sinalização visual, tátil e sonora; equipamentos e software de tecnologia assistiva.

3   Sensibilização e capacitação: cursos, seminários e palestras; feiras e exposições; eventos artísticos; visitas técnicas; compartilhamento de informações e experiências com instituições públicas e privadas; ações diversas de comunicação e divulgação.

4   Interação externa: cooperação técnica com outros órgãos; pesquisa, prospecção e análise das soluções de acessibilidade disponíveis no mercado; atendimento, apoio e consultoria a pessoas físicas e jurídicas. 

5   Inclusão social: fiscalização de cotas para pessoas com deficiência nos concursos; contratação de serviços prestados por pessoas com deficiência; adaptações no ambiente de trabalho.

 

Ações do documento