Ações de acessibilidade - 2019

 

Acessibilidade física

Destinação de gabinetes parlamentares adaptados para deputados com deficiência e/ou com mobilidade reduzida (janeiro/2019);

Instalação de piso tátil de alerta em rampas e escadas do Anexo II (janeiro/2019);

Reserva de vagas adaptadas em estacionamento privativo para deputados com deficiência e/ou com mobilidade reduzida (janeiro/2019);

Modernização do elevador da Secretaria-Geral da Mesa para acesso ao Plenário Ulysses Guimarães (março/2019);

Modernização do elevador da escada "ferradura", no Edifício Principal (março/2019);

Adaptação de sanitário masculino acessível no 2º andar do Anexo I (abril/2019);

Adequação de mobiliário em estação de trabalho de funcionário com deficiência (maio/2019);

Substituição do elevador de acesso ao Auditório Nereu Ramos (maio/2019);

Adaptação de espaço para cadeirantes no ônibus acessível da frota (junho/2019);

Instalação de barras de apoio no sanitário do setor de Radiologia do Departamento Médico (julho/2019);

Reforma de sanitários com construção de cabine unissex acessível no subsolo do Anexo IV (agosto/2019);

Substituição do elevador do Centro de Documentação e Informação (agosto/2019);

Adequação do quantitativo de lugares destinados a pessoas com atendimento prioritário nos restaurantes e lanchonetes da Câmara dos Deputados (setembro/2019);

Construção de calçadas e de 02 faixas elevadas para pedestres na lateral leste do Anexo IV (setembro/2019);

Construção de faixa elevada para pedestres na entrada principal do CETEC Norte (outubro/2019);

Adequação de estação de trabalho de funcionário com baixa visão (outubro/2019);

Substituição do elevador do Anexo III (novembro/2019);

Construção de calçadas, rampa e sanitário com cabine unissex acessível na área de obras do Departamento Técnico (novembro/2019);

Substituição de elevador para permitir parada adicional no pavimento que dá acesso ao Salão Negro (dezembro/2019);

Substituição do elevador do Departamento de Taquigrafia (dezembro/2019).

 

Acessibilidade de comunicação 

Transmissão, durante a Visitação Institucional, de vídeo com janela de Libras, áudio e legendas em Língua Portuguesa (janeiro/2019);

Disponibilização de playlist contendo 65 vídeos com audiodescrição no canal da Câmara no YouTube (janeiro/2019);

Transmissão, pela TV Câmara, de 3.120 horas de conteúdo com janela de Libras (janeiro a dezembro/2019);

Transmissão, pela TV Câmara, de 8.760 horas de conteúdo com legenda oculta (janeiro a dezembro/2019);

Transmissão, pela TV Câmara, de 988 horas de conteúdo com audiodescrição (janeiro a dezembro/2019);

Disponibilização de 209 horas de interpretação simultânea de Libras em eventos, seminários, conferências, audiência públicas e reuniões deliberativas (janeiro a dezembro/2019);

Transmissão de Libras em todas as sessões plenárias exibidas no canal da Câmara no YouTube (janeiro a dezembro/2019);

Transmissão de legendas geradas automaticamente pelo YouTube em todas as sessões plenárias exibidas offline (janeiro a dezembro/2019);

Disponibilização de legenda em tempo real e audiodescrição durante o evento de Posse dos Deputados (fevereiro/2019);

Transmissão de Libras nos telões do Plenário Ulysses Guimarães durante as sessões solenes (fevereiro a dezembro/2019);

Disponibilização de audiodescrição durante o evento “Mesa-Redonda sobre Qualidade de Vida no Serviço Público" (junho/2019);

Instalação de sistema de aro magnético e disponibilização de saída de áudio no Plenário 4 das Comissões (julho/2019);

Disponibilização de audiodescrição durante o evento “Prêmio Brasil+Inclusão 2019" (setembro 2019);

Disponibilização de legenda em tempo real e audiodescrição durante o evento “Ato Comemorativo em Homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência" (setembro/2019);

Instalação de aparelho de TV na tribuna de honra do Plenário Ulysses Guimarães para transmissão de legenda e janela de Libras (setembro/2019);

Transmissão de Libras nos telões do Plenário Ulysses Guimarães durante as sessões ordinárias (setembro a dezembro/2019);

Disponibilização do avatar do VLibras (ferramenta de tradução automática) embarcado no Portal da Câmara dos Deputados (outubro/2019);

Disponibilização de audiodescrição durante o evento “Seminário de Conscientização e Elaboração de Políticas Públicas para as Pessoas com Autismo" ( outubro/2019);

Parceria com o Senado Federal para disponibilização do avatar do VLibras (ferramenta de tradução automática) embarcado no Portal do Congresso Nacional (outubro/2019);

Construção de 03 estúdios para transmissão remota da interpretação de Libras realizada durante eventos nos Plenários das Comissões e nos auditórios da Câmara (dezembro/2019).

 

Acessibilidade tecnológica

Adaptações de acessibilidade no sistema de votação eletrônica para eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, para atendimento a deputado com deficiência visual (janeiro/2019);

Adaptações de acessibilidade em 03 postos de votação do Plenário Ulysses Guimarães, para atendimento a deputado com deficiência visual (janeiro/2019);

Adaptações de acessibilidade no sistema de pauta eletrônica dos Plenários das Comissões, para atendimento a deputado com deficiência visual (janeiro/2019);

Adaptações de acessibilidade no sistema de votação secreta dos Plenários das Comissões, para atendimento a deputado com deficiência visual (janeiro/2019);

Adaptações de acessibilidade no sistema de registro de presença de deputados na Câmara, para atendimento a deputado com deficiência visual (janeiro/2019);

Verificação da implementação das páginas do novo portal institucional com foco em acessibilidade, usabilidade e linguagem simples (janeiro a dezembro/2019);

Aperfeiçoamento de mais de 200 páginas web para uso com leitores de tela (janeiro a dezembro/2019);

Melhorias em mais de 70% das aplicações web utilizadas por parlamentares e assessores (janeiro a dezembro/2019);

Adaptações de acessibilidade no sistema utilizado pela Consultoria Legislativa para adequação ao PIC - Padrão de Interações da Diretoria de Tecnologia (janeiro/2019);

Consultoria interna para atender sistematicamente as demandas de desenvolvedores web, com base nas recomendações de acessibilidade e usabilidade do W3C - Worldwide Web Consortium (janeiro a dezembro/2019);

Avaliação periódica do nível de acessibilidade web de portais e sistemas com foco na eliminação de barreiras para pessoas com deficiência visual e correção das falhas detectadas (janeiro a dezembro/2019);

Desenvolvimento de sistemas e páginas web desenvolvidas com interfaces acessíveis e boa usabilidade, seguindo as recomendações do W3C - Worldwide Web Consortium (janeiro a dezembro/2019);

Criação de protocolo com especificação de requisitos de acessibilidade e usabilidade para contratação de serviços de desenvolvimento web e para aquisição de software diversos (junho/2019). 

 

Tecnologia assistiva

Aquisição de 03 licenças de software de leitura de tela e instalação em dispositivos móveis utilizados por deputado com deficiência visual (janeiro/2019);

Aquisição de 05 lupas eletrônicas portáteis (março/2019);

Aquisição de 15 cadeiras de rodas manuais (março/2019);

Aquisição de 7 fones de ouvido modelo headset para atendimento a pessoas com deficiência (abril/2019). 

 

Sensibilização e capacitação

Capacitação em acessibilidade para colaboradores da Liderança do PSB para atendimento a deputado com deficiência visual (janeiro/2019);

Capacitação de colaboradores das Lideranças Parlamentares e das Comissões sobre acessibilidade em eventos e atendimento a pessoas com deficiência (março/2019);

Realização da quinta turma do curso de Libras – nível básico I para servidores (março/2019);

Treinamento de recepcionistas e brigadistas sobre a utilização de novas cadeiras de rodas manuais (abril/2019);

Realização da quinta turma do curso de Libras – nível básico II para servidores (abril/2019);

Realização da quarta turma do curso de Libras – nível intermediário I para servidores (junho/2019);

Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante no II Congresso de Gestão Estratégica da Informação: Empreendedorismo e Inovação, apresentando o tema "Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão", em Porto Alegre, RS (junho/2019);

Realização de palestra aos desenvolvedores de empresa contratada pela Câmara para desenvolvimento de software (agosto/2019).

Realização da quarta turma do curso de Libras – nível intermediário II para servidores (agosto/2019);

Participação de servidoras da Coordenação de Acessibilidade no I Seminário de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva para Pessoas Surdas e com Deficiência Auditiva, promovido pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (setembro/2019);

Participação de servidores da Coordenação de Acessibilidade no I Encontro Nacional de Acessibilidade e Inclusão – ENAI, promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (setembro/2019);

Participação de 02 servidores da Coordenação de Acessibilidade como palestrantes no I Encontro Nacional de Acessibilidade e Inclusão – ENAI, painel “Acessibilidade Tecnológica: acessibilidade web na Câmara dos Deputados”, promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (setembro/2019);

Realização da segunda turma do curso de Libras – nível avançado para servidores (setembro/2019);

Realização, em parceria com o TCU, de capacitação em acessibilidade e atendimento a pessoas com deficiência para recepcionistas e brigadistas do STJ (setembro/2019);

Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade no Fórum de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência Física (outubro/2019);

Realização de capacitação em acessibilidade e atendimento a pessoas com deficiência para recepcionistas das portarias e da Visitação Institucional da Câmara (outubro/2019);

Participação de servidora da Coordenação de Acessibilidade como palestrante no IX Fórum de Discussão em Biblioteconomia, apresentando o tema "A responsabilidade social do profissional da informação no ambiente político”, em Recife, PE (outubro/2019);

Realização de curso de audiodescrição para servidores (novembro/2019);

Participação de servidoras da Coordenação de Acessibilidade no Seminário sobre o Dia Internacional da Pessoa com deficiência "Pessoas com Deficiência: quebrando barreiras", realizado na Câmara dos Deputados (dezembro/2019). 

 

Interação externa

Reuniões periódicas com órgãos parceiros da Rede de Acessibilidade (Acordo de Cooperação Técnica entre Câmara dos Deputados, Senado Federal, STF, TCU, STJ, TST, TSE e TJDFT) para construção de ações conjuntas (janeiro a novembro/2019);

Publicação do manual “Como construir um ambiente acessível nas organizações públicas”, em parceria com as instituições que compõem a Rede de Acessibilidade (setembro/2019). 

 

Inclusão social

Realização de 43 planos de atendimento em acessibilidade para deputados e colaboradores com deficiência ou com mobilidade reduzida (janeiro a dezembro/2019).

Ações do documento