Cidades e transportes

Projeto dá prioridade no Minha Casa, Minha Vida se houver microcefalia na família

01/10/2019 - 18:19  

O Projeto de Lei 4409/19 concede prioridade no acesso ao programa Minha Casa, Minha Vida a famílias que possuam pessoa com microcefalia em decorrência da Síndrome Congênita do Zika Vírus.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Chico D'Angelo diz que maioria não conhece o direito já previsto em portaria

O deputado Chico D’Angelo (PDT-RJ), autor do projeto, argumenta que o Brasil permanece como o país mais afetado pela epidemia de casos de microcefalia decorrentes do vírus Zika.

D’Angelo lembra que, em 2016, o governo editou uma portaria (163), que permanece em vigor hoje, para conferir prioridade no Minha Casa a famílias com vítimas do Zika. “Ocorre que muitos municípios desconhecem a norma e alguns se recusam a cumpri-la por não ter sido estabelecida em lei”, acrescenta.

Até janeiro deste ano, segundo o Ministério da Saúde, 3.332 recém-nascidos tiveram o diagnóstico confirmado para “alterações no crescimento e desenvolvimento possivelmente relacionados à infecção pelo vírus Zika e outras etiologias infecciosas”, e outros 643 tiveram diagnóstico provável.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4409/2019

Íntegra da proposta