Direitos Humanos

Inscrições para seminário sobre cuidados com idosos podem ser feitas até dia 22

18/10/2019 - 08:41  

Hongqi Zhang/Depositphotos
Entre outros temas, será discutida a criação de um sistema de cuidados

Na próxima terça-feira (22), a Câmara dos Deputados sediará o Seminário Internacional sobre Sistemas de Cuidados para Pessoas Idosas. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até o dia da realização do evento, por meio do preenchimento do formulário de inscrição.

O seminário é promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e terá três eixos temáticos: perspectiva e desafios para criação e implementação de um sistema de cuidados para a pessoa idosa no Brasil; experiências internacionais exitosas na criação e implementação de políticas de cuidado; e iniciativas governamentais e legislativas para a criação de um sistema de cuidados.

Envelhecimento acelerado
No Brasil, o processo de transição demográfica e o envelhecimento populacional caminham em ritmo acelerado e exigem o desenvolvimento de variadas políticas públicas para acolher as demandas e necessidades das pessoas com mais de 70 anos, que, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), serão 25% da população em 2050.

Entre os idosos, o grupo de pessoas com 75 anos ou mais tem crescido de maneira mais expressiva. Este fenômeno impõe o enfrentamento de novos riscos sociais, em especial o do aumento da dependência para o exercício de atividades da vida diária.

Hora e local
O seminário será realizado durante todo o dia, das 8h às 19h, no auditório Nereu Ramos.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.