Educação, cultura e esportes

Comissão debate atendimento educacional especializado

21/11/2019 - 08:37  

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública hoje sobre o atendimento educacional especializado (AEE). O debate atende a requerimento do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que é presidente da Subcomissão Especial de Educação Especial.

"Considerando que, segundo as diretrizes do Ministério da Educação, o AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas, é preciso buscar informações com especialistas da área sobre os resultados e se estes têm sido satisfatórios para o aproveitamento e o sucesso escolar dos alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento, e com altas habilidades/superdotação na sala de aula", justifica Barbosa.

Convidadas
Foram convidadas para discutir o assunto com os parlamentares:
- a mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Enicéia Gonçalves Mendes;
-  a consultora e pesquisadora em educação especial e inclusão escolar Erenice Natália Soares de Carvalho; e
- a mestre em processos de desenvolvimento humano e saúde Maria Angélica da Silva.

"Com a exposição das convidadas, a subcomissão poderá obter elementos para avaliar a realidade brasileira na implementação da política de inclusão educacional e, a partir daí, estudar se há necessidade de ajustes que possam ser oferecidos por meio de proposições legislativas ou de outras ações desta comissão", conclui o deputado.

A audiência está marcada para as 9h30, no plenário 10.

O debate será interativo e os interessados poderão enviar perguntas, críticas e sugestões aos participantes.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.