Educação, cultura e esportes

Comissão aprova projeto que obriga escola a divulgar proibição de cobrança extra para aluno com deficiência

Pelo texto, a medida será incluída no Estatuto da Pessoa com Deficiência

05/08/2021 - 12:13  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputado Bacelar discursa no Plenário da Câmara
Bacelar: ampliar a informação favorece o cumprimento da lei

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (4), o Projeto de Lei 3092/19, que obriga as instituições privadas de ensino a promover campanhas para divulgar a proibição de cobrança de valores adicionais para alunos com deficiência.

A medida será incluída no Estatuto da Pessoa com Deficiência, que já proíbe que escolas e universidades privadas cobrem valores extras de qualquer natureza de alunos com deficiência.

O parecer do relator, deputado Bacelar (Pode-BA), foi favorável à proposta. "Embora a cobrança de taxas extras dos estudantes com deficiência seja ilegal, com frequência temos notícia da ocorrência da prática", disse.

"Garantir que os estudantes e suas famílias tenham conhecimento da vedação é uma das formas de reforçar o cumprimento da lei e consolidar essa importante conquista das pessoas com deficiência em sua luta pelo direito à educação", completou.

Tramitação
O projeto, que também já foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, ainda será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta