Saúde

Comissão altera regras de reembolso a segurados com deficiência

19/09/2019 - 13:56  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Deputada Carmen Zanotto, relatora do projeto

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3151/19, que muda regras de reembolso de planos de saúde para usuários com deficiência.

A proposta,  de autoria do deputado Chiquinho Brazão (Avante-RJ), obriga o plano a pagar reembolso integral de despesas com saúde se, na rede credenciada, não houver profissional que faça o serviço ou procedimento demandado pelo usuário.

Além disso, o prazo para a verificação de disponibilidade na rede credenciada dos planos de saúde deverá ser cortado pela metade para as pessoas com deficiência.

Transporte acessível
O texto também obriga as operadoras a privilegiar a inclusão, na rede credenciada, de profissionais com consultórios acessíveis e alcançáveis por meio de transporte coletivo de passageiros.

A relatora, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), disse que é necessário garantir às pessoas com deficiência tratamento diferenciado para que os tratamentos de saúde necessários sejam feitos com celeridade.

“Em caso de indisponibilidade ou inexistência de prestadores na rede assistencial, a pessoa com deficiência poderá procurar o profissional ou o serviço de que necessita e terá garantia de reembolso integral das despesas realizadas”, afirmou.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será encaminhada às comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta