Trabalho, Previdência e Assistência

Câmara anuncia vencedores do Prêmio Zilda Arns 2021

Entre os premiados estão o padre Júlio Lancellotti e as Obras Sociais Irmã Dulce

19/08/2021 - 10:32  

Laycer Tomáz
Idoso está sentado em um banco numa praça arborizada
Premiação reconhece quem contribui para a defesa dos direitos de idosos

A Segunda-Secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados divulgou os escolhidos para receber o Prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa edição 2021. Os cinco agraciados serão:

  • Padre Júlio Lancellotti (SP): vigário da Paróquia São Miguel Arcanjo, na capital paulista, conhecido pelo seu trabalho em benefício da população em situação de rua e ativista de direitos humanos.
  • Obras Sociais Irmã Dulce (BA): entidade filantrópica de atendimento gratuito na saúde, educação e assistência social, que oferece atenção integral, multidisciplinar e humanizada ao idoso em Salvador.
  • Sociedade Cultural e Beneficente Monsenhor Alonso (ES): Instituto de Longa Permanência de Idosos (ILPI) que exerce ação de proteção e abrigo a moradores de rua na cidade de Vitória.
  • Karla Giacomin (MG): médica geriatra, lidera a Frente Nacional de Reforço às Instituições de Longa Permanência para os Idosos (ILPI’s), é coordenadora política de saúde de Belo Horizonte, consultora da Organização Mundial da Saúde e vice-presidente do Centro Internacional de Longevidade.
  • Lidiane Charbel Souza Peres (MG): assistente social e gerontologista em Juiz de Fora, coordenadora-adjunta da Associação/Fórum de Instituições de Longa Permanência para Idosos.

A escolha dos indicados foi feita nesta quarta-feira (18), pelo conselho deliberativo da premiação. A solenidade de premiação será realizada na semana de 1º de outubro, data em que se comemoram o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa e a publicação da Estatuto do Idoso.

O prêmio
Criado em setembro de 2017, o Prêmio Zilda Arns homenageia a médica que atuou em causas humanitárias e sanitaristas. Conselheira no Conselho Nacional de Saúde, Zilda Arns trabalhou também no Ministério da Saúde.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.