Gestão de riscos

A gestão de riscos é o processo de identificar, avaliar, tratar e monitorar potenciais eventos ou situações que podem impactar negativamente no atingimento de objetivos da organização, sejam eles de processos de trabalho, de projetos, de planos ou de ações pontuais. 

Uma boa gestão de riscos aumenta a capacidade em lidar com incertezas, otimiza a utilização de recursos e traz significativas melhorias aos processos de trabalho.

Na Câmara dos Deputados, a Política de Gestão Corporativa de Riscos foi instituída pelo  Ato da Mesa n. 233/18.


Metodologia

A Metodologia Corporativa de Gestão de Riscos da Câmara dos Deputados adaptou as práticas modernas de gestão de riscos para a realidade da Câmara dos Deputados, considerando a necessidade de evolução gradativa da maturidade no tema. Foi concebida para uso nos diversos setores da Casa.

As principais referências conceituais foram as normas da série ABNT NBR ISO/IEC 31000, as práticas previstas no padrão Enterprise Risk Management do Committee of Sponsoring Organization of the Treadway Commission (COSO-ERM) e as práticas adaptadas da disciplina de gestão de riscos em projetos segundo o Project Management Institute (PMI).