Ciclo 2015-2016

Projetos Remanescentes para 2017

Projeto Serviço de Preservação Digital

Projeto INFOLEG - Movimentação Parlamentar 

Pojeto Implantação de ECM 

Projeto Ocupação do Centro de Gestão e Armazenamento de Materiais (CEAM - SIA)

Projeto Gestão de Custos para a Decisão 

Projeto Implantação da Gestão de Riscos Corporativos

Projetos Encerrados

  • Infoleg - Organização Partidária

Este projeto teve origem no Projeto Integração de Informações Parlamentares, que preconizava a organização de dados em um repositório único na Casa e foi dividido em módulos para apresentar os resultados de forma mais célere. Este módulo de organização partidária oferece registro único sobre os deputados, integrando todas as informações sobre o parlamentar, eliminando inconsistências e tornando os processos administrativos mais eficientes.

  • Câmara Móvel

O projeto teve como resultados o desenvolvimento de aplicativos da Câmara dos Deputados para dispositivos móveis: Câmara Notícias e Infoleg (aplicativo com informações legislativas sobre Deputados: Agenda, Plenário, Comissões, Projetos de Lei, Legislação e Questões de Ordem).

  • Nova Página de Pesquisa de Proposições

O projeto levou ao desenvolvimento de uma nova ferramenta de busca para um acesso mais fácil às informações legislativas, com o desenvolvimento de interfaces mais intuitivas para seus usuários e ampliando as possibilidades de busca. A nova ferramenta disponibiliza, também, um maior número de pesquisas prontas e a pesquisa por assunto no inteiro teor da proposição, com rapidez e com relevância dos resultados apresentados, sendo mais potente e possibilitando novas opções de exportação dos resultados, inclusive para a montagem de tabelas. A nova página de pesquisa de proposições possibilita ainda uma busca mais precisa e eficaz, com apresentação intuitiva ao usuário e em consonância com os requisitos estabelecidos na nova Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 2011). A ferramenta já se encontra em uso regular no Portal Institucional da Câmara dos Deputados. Seu desempenho está sendo acompanhado pela equipe que participou do projeto, como forma de avaliar os benefícios alcançados.

  • Indicadores de Gestão

Esse projeto teve como entregas a aquisição de ferramenta de data Discovery e a criação do modelo de governança da gestão de indicadores. A realização de testes durante a execução do projeto serviu de piloto para a implantação de indicadores de gestão na Casa e todo o processo de trabalho associado à disciplina. Dessa forma, para 2016 espera-se que uso de informações gerenciais sirva para aprimorar a gestão.

  • Central de Relacionamento com os Deputados

Implantação do Núcleo de Soluções Integradas – Atendimento a Parlamentares.  O novo modelo de atendimento impõe mais eficiência às ações de apoio à atuação parlamentar, de forma a garantir a adequada prestação de serviços atualmente disponibilizados, por meio da melhoria continuada dos processos de trabalho, do estabelecimento e monitoramento de indicadores e de parcerias internas em prol do aperfeiçoamento da gestão, com foco no usuário.

  • Painel de Processos Críticos

O projeto Painel de Processos e Pessoas passou a ser chamado Painel de Processos Críticos, em função da mudança de escopo aprovada na Reunião de Avaliação Estratégica de 25 de maio de 2016. O projeto, finalizado em dezembro de 2016, definiu o conceito de processo crítico como aquele que, quando descontinuado, inviabiliza o suporte dado aos parlamentares para cumprir a missão constitucional de legislar, fiscalizar e representar. Um dos produtos entregues foi a lista de processos gerenciais/de apoio que dão suporte direto aos macroprocessos finalísticos e, entre eles, foram definidos os três processos críticos da Casa: “Realizar sessão plenária”, “Realizar reunião de comissão” e “Gerir a movimentação no mandato parlamentar”. Essa definição traz benefícios para a tomada de decisão quanto à priorização de iniciativas e ao aporte de recursos. 

  • Virada Digital - Diagnóstico

O diagnóstico do portal, feito junto a especialistas e também a usuários, foi de fundamental importância para que a Câmara defina, a partir de dados e evidências, como se dará a necessária remodelação de seu Portal. Os problemas apontados e as sugestões advindas desse projeto consistiram em ricos subsídios para o futuro projeto Virada Digital.

  • Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho

Publicação do Ato da Mesa que institui a política de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho que demonstra o compromisso da Casa com o bem-estar dos seus servidores, numa visão preventiva e equilibrada entre produtividade e bem-estar; elaboração de modelo integrado dessas três dimensões, que são complementares e interdependentes; realização de dois encontros com a alta direção da Casa para apresentação da política e do modelo; sugestão de criação de comitê multisetorial que cuidará do processo de trabalho relacionado ao tema.

  • Sistema de Gestão do Relacionamento

Centralização do atendimento com o suporte de um único sistema, com servidores treinados, o que permite a gestão efetiva das demandas do público interno e recebidas por meio dos diversos canais de interação da Câmara dos Deputados com a sociedade.