Programas e Projetos Corporativos 2009-2011

O Ciclo de Gestão Estratégica 2009-2011 promoveu um grande salto qualitativo da área de apoio técnico administrativo e legislativo da Câmara dos Deputados. Isso foi possível por meio de 12 projetos e programas considerados estruturantes, que impactaram um grande número de objetivos do mapa estratégico corporativo. A maioria deles estava nas perspectivas de base do mapa ("Pessoas e Tecnologia" e "Processos Internos"). Ao final desse ciclo, dois programas da área legislativa foram iniciados, impactando as perspectivas de topo do mapa: Programa Modernização Legislativa e Programa Governança Legislativa.

 

1. PROGRAMA DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Assegurar, em espaço físico adequado, a infraestrutura de tecnologia da informação necessária para a gestão estratégica e para o aprimoramento e desenvolvimento de novos serviços.

 

2.PROGRAMA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

Definição e implantação de políticas para selecionar, organizar, manter e disseminar informações e documentos de forma segura, com o objetivo de compartilhar o conhecimento.

 

3.PROGRAMA DE GESTÃO ADMINISTRATIVA

Aperfeiçoamento e integração do planejamento orçamentário, do processo de aquisição de bens e serviços e da gestão de contratos.

 

4.PROJETO GESTÃO DE PROJETOS – CONCLUÍDO

Implementação da metodologia de gerenciamento de projetos, envolvendo capacitação de pessoas e tecnologias de ponta, para garantir efetividade das ações administrativas e promover a gestão estratégica.

 

5.PROJETO PORTAL CORPORATIVO – CONCLUÍDO

Transformação da Intranet da Câmara em ponto central de acesso a informações e serviços, favorecendo a comunicação interna, o trabalho colaborativo e a disseminação do conhecimento.

 

6.PROJETO GESTÃO DE PROCESSOS – CONCLUÍDO

Implementação da metodologia de gestão de processos, visando à melhoria contínua dos processos estratégicos, à automatização dos fluxos de trabalho e ao aumento da eficiência organizacional.

 

7.PROJETO PLANO DIRETOR DE USO DOS ESPAÇOS – CONTROLE SETORIAL

Definição de política de reordenamento e racionalização dos espaços construídos, com a incorporação dos conceitos de acessibilidade e de sustentabilidade, com vistas a assegurar condições adequadas de trabalho, conforto e segurança.

 

8.PROJETO EDUCAÇÃO CONTINUADA – CONCLUÍDO

Elaboração de programas de formação e de capacitação regulares voltados às necessidades técnicas, gerenciais e comportamentais dos servidores e Deputados.

 

9.PROJETO INFORMAÇÕES GERENCIAIS - CONTROLE SETORIAL

Consolidação de informações operacionais de bancos de dados existentes para subsidiar a tomada de decisões gerenciais e estratégicas.

 

10.PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS – CONCLUÍDO

Implantação de modelo de gestão de pessoas capaz de garantir as competências necessárias ao bom desempenho profissional e ao cumprimento da missão da Câmara.

 

11.PROJETO GESTÃO DO RELACIONAMENTO

Definir modelo de governança corporativa para o atendimento ao público interno e externo na Câmara dos Deputados. O modelo proposto será implementado a partir das recomendações de melhorias definidas nesse projeto.

 

12.PROJETO TV DIGITAL

Implantar retransmissoras da TV Câmara em sinal digital, aberto e gratuito nas capitais de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Amazonas, bem como oferecer interatividade remota à população por meio do canal da TV Câmara Digital.

 

13. PROGRAMA GOVERNANÇA LEGISLATIVA

Incorporação de processos na rotina da área legislativa relacionados à articulação e cooperação entre atores sociais e políticos de forma a qualificar o processo de elaboração legislativa e de realização da fiscalização e controle.

 

14. PROGRAMA MODERNIZAÇÃO LEGISLATIVA

Análise e otimização dos processos que dão suporte ao andamento do Processo Legislativo, no âmbito da Secretaria-Geral da Mesa e Comissões da Câmara dos Deputados e desenvolvimento dos sistemas necessários ao funcionamento dos processos analisados.