Conselho de Ética instaura processos em desfavor dos Deputados Eduardo Bolsonaro e Delegado Éder Mauro

17/05/2017 17h02

O Conselho de Ética reuniu-se nesta quarta (17) para instaurar processos em desfavor dos Deputados Eduardo Bolsonaro e Delegado Éder Mauro, bem como proceder ao sorteio da lista tríplice para a escolha dos relatores.

Inicialmente, o Presidente, Deputado Elmar Nascimento, instaurou o Processo nº 12/17, referente à Representação nº 13/16, do PT, em desfavor do Deputado Eduardo Bolsonaro, por ter o Representado cuspido na direção do Deputado Jean Wyllys. Foram sorteados para relatar o processo os Deputados Pompeo de Mattos, Ronaldo Lessa e João Marcelo Souza.

Em seguida, procedeu-se à instauração do Processo nº 13/17, referente à Representação nº 14/16, do PT, também em desfavor do Deputado Eduardo Bolsonaro, por ter o Representado publicado no youtube vídeo editado levando o espectador a crer que o Deputado Jean Wyllys havia premeditado o cuspe em direção ao Deputado Jair Bolsonaro. Para concorrer à relatoria desse processo, foram sorteados os Deputados Cacá Leão, João Marcelo Souza e Cabuçu Borges.

Por fim, foi instaurado o Processo nº 14/17, referente à Representação nº 15/16, da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, em desfavor do Deputado Delegado Éder Mauro. O Representado teria publicado em sua página do facebook vídeo editado descontextualizando a fala do Deputado Jean Wyllys, transformando-a em pronunciamento contra negros e pobres. Sorteados para relatar o processo os Deputados Ronaldo Martins, Cacá Leão e Carlos Marun.

Oportunamente, o Presidente do Conselho designará os relatores de cada processo.