A Consultoria Legislativa é órgão de consultoria e assessoramento técnico aos deputados, à Mesa Diretora, às comissões e à Administração da Câmara. Composta por equipe multidisciplinar de consultores selecionados em concurso público, a Consultoria é dividida em 22 áreas temáticas aptas a subsidiar tecnicamente todas as fases do processo legislativo.

Os consultores, sempre que demandados, elaboram estudos, notas técnicas, minutas de propostas e pareceres, relatórios e discursos parlamentares, entre outros trabalhos. Os consultores podem, ainda, propor opções para a ação parlamentar sempre que o objeto da solicitação de trabalho apresentar impedimento de natureza constitucional, jurídica, legal, regimental, técnica, financeira ou orçamentária.

A Consultoria também participa do Centro de Estudos e Debates Estratégicos elaborando relatórios, publicações e propostas legislativas do referido órgão. Em parceria com outros órgãos da Câmara, participa ainda de diversas publicações, sendo responsável pela autoria, organização ou revisão de textos e artigos.