A Comissão Especial de Documentos Sigilosos (Cedos) é um órgão criado pela Resolução n. 29/1993. Ela está vinculada ao Plenário e tem como funções primordiais cuidar do acesso e da classificação das informações sigilosas da Câmara dos Deputados, orientar outras áreas da instituição sobre o tema e consolidar o rol de informações sigilosas produzidas pela Casa.

Suas principais atribuições são: 
  • Decidir sobre o acesso e a classificação de informações sigilosas de natureza legislativa constantes de documentos já arquivados classificados por comissões já encerradas ou por órgãos extintos, com competência para rever a classificação de informações ultrassecretas, secretas ou reservadas;

  • Subsidiar a elaboração do rol de informações classificadas e desclassificadas na Câmara dos Deputados para efeito de publicação anual;

  • Assessorar a autoridade ou órgão classificador da Câmara dos Deputados, se necessário, quanto à desclassificação, reclassificação ou reavaliação de informações sigilosas.

Composição para o biênio 2019-2021:

A comissão é composta por três deputados, indicados pelo Presidente da Câmara dos Deputados para um mandato de dois anos, e por quatro assistentes, servidores públicos.

Deputado Giacobo (PL/PR) – Presidente

Deputada  Christiane de Souza Yared (PL/PR)

Deputado  Luiz Carlos Motta (PL-SP)

Vanderlei Batista dos Santos – Diretor da Coordenação de Arquivo

Fábio Ramos de Araújo Silva – representante da Secretaria-Geral da Mesa

Saulo Augusto Pereira – representante do Departamento de Comissões

Laila Monaiar - Secretária-Executiva da Cedos substituta 

 

Secretário-Executivo:

Rodrigo da Silva Franca

rodrigo.franca@camara.leg.br

cedos.cedi@camara.leg.br

Coordenação de Arquivo / Centro de Documentação e Informação

Anexo II, Piso Superior, Ala C, Sala 13

+55 (61) 3216-5631