Biblioteca da Câmara dos Deputados e do Senado Federal participaram do Encontro de Bibliotecas Parlamentares da América Latina

24/11/2017 13h31

Bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal participaram do encontro de Bibliotecas da América Latina no México

Entre os dias 14 e 16 de novembro, as diretoras Janice Silveira, da Biblioteca da Câmara dos Deputados, e Mônica Rizzo, da Biblioteca do Senado Federal, participaram do “Encuentro de Bibliotecas y Servicios de Información Parlamentaria de América Latina”, na sede da Câmara dos Deputados do México, na capital daquele país.

O Encontro teve por objetivo a divulgação da Declaração de Valparaíso, documento que propõe o estabelecimento de uma rede cooperativa entre as bibliotecas parlamentares de diversos países da América Latina. 

A participação das Bibliotecas da Câmara e do Senado na futura rede representa um momento fecundo para a aproximação do Brasil com os demais Parlamentos latinos. Além disso, trata-se de oportunidade relevante para o aprimoramento dos serviços bibliotecários oferecidos e a ampliação do conjunto de fontes de informação disponibilizadas aos cidadãos que utilizam os respectivos centros de documentação.

Compuseram o Evento as delegações dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Guatemala, México e Uruguai. A Presidenta da Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas (IFLA), Glória Pérez-Salmerón, foi uma das autoridades convidadas.