Ficha Técnica

Entrevistado: Almino Affonso

Dados biográficos

Nasceu no dia 11/04/1929, em Humaitá/AM. Estudou na Faculdade de Direito do Amazonas, transferindo-se em 1949 para a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde foi presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) em 1952, formando-se no mesmo ano. De volta ao Amazonas, elegeu-se deputado federal em 1958, pelo Partido Social Trabalhista (PST). Em 1959 ingressou na Frente Parlamentar Nacionalista (FPN) e transferiu-se para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Reelegeu-se em outubro de 1962. Em 1963 foi nomeado ministro do Trabalho e da Previdência Social. Após o golpe de 64, defendeu a volta de Goulart ao poder. Em abril do mesmo ano, com o AI nº 1, perdeu o seu mandado e teve seus direitos políticos suspensos por dez anos. Permaneceu mais de uma década no exílio, voltando ao Brasil em 1976 e três anos depois ingressou no MDB. Com o retorno ao pluripartidarismo em novembro de 1979, filiou-se ao PMDB. Deixou o partido em 1990 e filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em 1994 se elegeu deputado federal pelo PSDB. Em 1997 ingressou no PSB, onde terminou sua carreira politica.

Perfil Parlamentar

 

Entrevistadores: Ana Maria Lopes de Almeida, Tarcísio Holanda e Ivan Santos

Contexto: Conjunto de entrevistas realizadas pela TV Câmara a partir do ano 2000 para a produção da série de documentários intitulada "Memória Política".

O Núcleo de História Oral, resgatou as íntegras dessas entrevistas com o objetivo de tornar público valiosos depoimentos de personagens que viveram e fizeram a história política brasileira de grande parte do século passado. 

Local: Brasília 

Data: 13/11/2001

Duração: 2 horas e 06 minutos (parte I)

                1 hora e 28 minutos (parte II)  

Tópicos: nascimento; família; formação acadêmica; concursos de oratória; presidência da União dos Estudantes de São Paulo; início da vida política; monopólio do petróleo; Federação Nacionalista de São Paulo; Rubens Paiva; Partido Socialista; candidatura ao mandato de vereador de São Paulo em 1955; eleição para Deputado Federal pelo Amazonas; emoção ao assumir a Câmara dos Deputados; Frente Parlamentar Nacionalista; campanha à sucessão de Juscelino Kubitscheck; San Tiago Dantas; Movimento da Legalidade; convite para o Ministério do Trabalho aos 33 anos; reforma agrária; problemas sociais; reformas de base; golpe de 1964; João Goulart; Congresso Nacional após o golpe; guerrilha no campo; exílio político; cassação de Juscelino Kubitscheck; interrogátório no DOPS; participação em um encontro da OEA; MDB; anistia; volta ao multipartidarismo; análise sobre o Brasil atual, a globalização e o sistema partidário; opinião sobre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.