Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Portal da Câmara dos Deputados

  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Câmara dos Deputados
Você está aqui: Página Inicial > Transparência > Licitações e Contratos > Cadastro de Fornecedores > Manuais do Sistema > Manual do Cadastro de Fornecedor - Pessoa Fsica

Manual do Cadastro de Fornecedor - Pessoa Fsica

Manual de utilização do Cadastro "On-line" de Fornecedores

  1. Acesso ao Cadastro "On-line" de Fornecedores:

    O cadastro "on-line" de fornecedores poderá ser acessado através do endereço www.camara.gov.br/compras

  2. Vantagens para os fornecedores:

    • participação nas licitações públicas promovidas pela Câmara dos Deputados, sem a necessidade de deslocamentos;
    • acompanhamento da negociação, via Internet;
    • segurança;

  3. Como funciona o cadastro "on-line":

    Através da Internet, o fornecedor poderá solicitar o seu cadastramento, enviar a documentação exigida para a Câmara dos Deputados que, então, analisa e aprova o pedido.

  4. Informações importantes:

    • Um fornecedor pode ser uma pessoa física ou jurídica;
    • Para efetuar o pedido, o fornecedor deverá seguir corretamente o roteiro de cadastramento, contido no "item 8" deste manual.

       

  5. Configuração de software necessária para acessar o Licitações:

    Recomenda-se a utilização do Explorer, versão 5.5 ou superior, ou Netscape Communicator, versão 6.2 ou superior. A codificação (criptografia) deve ser de 128 bits.

  6. Dúvidas:




  7. Normativos legais:

    • Lei 10.176/01;
    • Lei 9.648/98;
    • Lei 8.666/93;
    • Lei 8.248/91;
    • Lei 10.520/02;
    • Ato nº 80/01 da Mesa da Câmara dos Deputados;
    • Portaria 61/01 da Câmara dos Deputados;
    • Portaria 01/03 do Primeiro Secretário da Câmara dos Deputados;
    • Portaria 84/03 da Diretoria Geral da Câmara dos Deputados;

       

  8. Roteiro de cadastramento

    8.1 Acessando o site de cadastramento

    Após digitar o endereço eletrônico citado no "item 1", o sistema exibirá a seguinte página:



    Através da página exibida o fornecedor poderá acessar as seguintes opções para realizar o pedido de cadastramento:
    • Solicitação de Cadastro: efetua o registro da solicitação inicial de cadastramento;
    • Inclusão de Dados Cadastrais: possibilita que o fornecedor, dando prosseguimento ao processo de cadastramento, informe seus dados cadastrais no sistema;
    • Atualização Cadastral: permite que o fornecedor, que tenha seu cadastro aprovado junto à Câmara e o seu acesso liberado no sistema, promova atualizações cadastrais periódicas;
    • Leis e Atos Normativos: exibe legislação específica que trata sobre o cadastramento "on-line" de fornecedores e sobre os procedimentos licitatórios promovidos pela Câmara;
    • Documentação necessária para o Cadastro: exibe a relação de documentos necessários ao cadastramento "on-line" de fornecedores;
    • Manuais do Sistema: permite acesso aos manuais de apoio ao usuário;
    • Perguntas Frequentes: exibe relação de dúvidas mais frequentes;
    • Comunicação Extravio de Senha: opção disponível para o fornecedor comunicar uma eventual perda ou esquecimento da senha de acesso ao compras eletrônicas;

    8.2 Solicitando o cadastro

    O fornecedor poderá solicitar o cadastro através da opção "Solicitação de Cadastro" a partir da página inicial exibida no "item 8.1".

    Após o acesso a esta opção será exibida a seguinte página:



    O fornecedor deverá a partir da página exibida, informar os seguintes campos:
    • CNPJ/CPF: número do CPF ou CNPJ do fornecedor (informe apenas os números do CPF ou CNPJ. Não é necessário informar ponto, hífen ou barra);
    • Correio Eletrônico: correio eletrônico do fornecedor;
    • Confirma Correio Eletrônico: confirmação do correio eletrônico do fornecedor (repetir o correio eletrônico digitado no campo "Correio Eletrônico");

    Para efetivar as informações digitadas, o fornecedor deverá clicar na seguinte figura:



    O fornecedor poderá desistir de solicitar o cadastramento naquele momento, clicando na seguinte figura:



    Em seguida ao registro da solicitação, o sistema exibirá a seguinte página com as orientações sobre como o fornecedor deverá proceder para continuar o cadastramento.



    8.3 Acessando o correio eletrônico para continuar o cadastramento

    Para dar continuidade ao cadastramanento, o fornecedor deverá acessar o seu correio eletrônico e seguir as orientações contidas no corpo de uma mensagem com o seguinte título "Cadastramento de Fornecedores – Novo Cadastramento".

    8.4 Validando o código de ativação


    Após receber e seguir as instruções contidas na mensagem citada no "item 8.3", o fornecedor deverá, através da seguinte página, validar o código de ativação recebido:



    Informe os seguintes campos a partir da página acima:
    • CNPJ/CPF: número do CPF ou CNPJ do fornecedor (informe apenas os números do CPF ou CNPJ. Não é necessário informar ponto, hífen ou barra)
    • Ativação: código de ativação do fornecedor recebido por correio eletrônico

    O fornecedor deverá clicar na figura  , para efetuar a validação do código de ativação:

    O fornecedor deverá clicar na figura  para voltar à página inicial do cadastro "on-line" de fornecedores.

    8.5 Informando a senha de acesso ao portal de compras

    Após a validação do código de ativação, o fornecedor deverá, através da página abaixo, informar qual será a senha de acesso ao portal de compras eletrônicas.



    Informe os seguintes campos:
    • Senha (8 dígitos): senha do fornecedor de exatamente 8 dígitos;
    • Confirma Senha: confirmação da senha digitada no campo "Senha" (repetição da senha digitada);

    O fornecedor deverá clicar na figura  para efetuar o registro da senha de acesso ao portal.

    Caso não queira dar prosseguimento ao cadastramento, o fornecedor deverá clicar na seguinte figura:



    8.6 Informando Dados Básicos

    Após o registro da senha de acesso ao portal, o fornecedor dará prosseguimento ao cadastramento, através da digitação dos seguintes dados básicos:



    Informe os seguintes campos:
    • Nome: nome do fornecedor;
    • Endereço: endereço do fornecedor;
    • Cidade: cidade do endereço do fornecedor;
    • UF: unidade de federação do endereço do fornecedor;
    • CEP: CEP do endereço do fornecedor;
    • Cédula identidade: número da carteira de identidade do fornecedor;
    • Órgão emissor: órgão emissor da identidade do fornecedor;
    • UF emissor: uf do órgão emissor da identidade do fornecedor;
    • Tipo Solicitação: tipo de certificado cadastral a ser obtido junto à Câmara:

      - Certificado de Cadastrado Simplificado (CCS): habilita participação em licitações do tipo - dispensa e convite;

    O fornecedor deverá clicar na figura  para efetuar o registro das informações digitadas.

    Caso o fornecedor não queira dar prosseguimento ao cadastramento, ele deverá clicar na figura:



    8.7 Informando Contatos do fornecedor

    Na página a seguir, o fornecedor poderá cadastrar o seu contato (obs: deve-se cadastrar ao menos um contato):



    Informe os seguintes campos para o cadastro do contato:
    • Contato: nome da pessoa indicada para contato;
    • DDD: número do DDD de contato do fornecedor;
    • Telefone: número do telefone de contato do fornecedor;
    • FAX: número do fax do fornecedor (se for o caso);
    • Correio eletrônico: correio eletrônico do contato do fornecedor (se for o caso);
    • O fornecedor deverá clicar na figura  para efetuar o registro do contato informado.


    8.8 Informando Materiais/Serviços fornecidos

    O fornecedor deverá, a partir deste momento, informar os materiais e serviços fornecidos.



    Informe os seguintes campos:
    • Tipo: tipo de material/serviço fornecido;
    • Grupo: grupo de materiais/serviços fornecidos;
    • Classe: classe de materiais/serviços fornecidos (se for o caso);

    O fornecedor deverá clicar na figura  para efetuar o registro do material/serviço fornecido.

    O sistema exibirá a seguinte página, após o registro do material/serviço fornecido:



    Se desejar informar outro material/serviço fornecido, o fornecedor entra novamente com os dados da tela e clica na figura  , senão ele poderá dar prosseguimento ao cadastramento, clicando na figura:



    Caso o fornecedor queira voltar à página "Informar Contatos", ele deverá clicar na seguinte figura:



    8.9 Informando Representantes Comerciais

    O fornecedor deverá, através da página abaixo, informar os representantes comerciais da empresa:



    Informe o CNPJ/CPF do representante comercial (informe apenas os números do CPF ou CNPJ - não é necessário informar ponto, hífen ou barra) e clique na figura  .

    O sistema exibirá a seguinte página, caso o representante informado seja fornecedor da Câmara dos Deputados:



    A partir desta página, o fornecedor poderá registrar o representante comercial apenas clicando na figura:



    Caso o fornecedor quiser desistir de cadastrar o representante, ele deverá clicar na figura:



    Caso o representante informado não seja fornecedor da Câmara dos Deputados, o sistema exibirá a seguinte página:



    Informe os seguintes campos:
    • CNPJ/CPF Representante: número do CPF ou CNPJ do representante (informe apenas os números do CPF ou CNPJ, não é necessário informar ponto, hífen ou barra)
    • Endereço: endereço do representante;
    • Cidade: cidade do endereço;
    • UF: unidade de federação do endereço;
    • CEP: CEP do endereço;
    • Telefone: número do telefone do representante;
    • FAX: número do fax do representante (se existir);
    • Correio eletrônico: correio eletrônico do representante (se existir);
    • Endereço Web: endereço web do representante (se existir);

    O fornecedor deverá clicar na figura  para efetuar o registro do representante informado. Por outro lado, se ele quiser desistir de cadastrar o representante deverá clicar na seguinte figura:



    8.10 Concluindo o cadastramento

    Após informar o representante comercial, o fornecedor, poderá a partir deste momento, concluir o seu pedido de cadastramento, a partir da página abaixo:



    Se desejar concluir o cadastramento, o fornecedor deverá clicar na seguinte figura:



    O fornecedor poderá desistir de concluir o cadastramento clicando na sguinte figura:






    8.11 Reiniciando o processo de cadastramento

    Se, por algum motivo o fornecedor não concluiu o cadastramento, ele poderá acessar novamente a página inicial do site e através do link "Inclusão de Dados Cadastrais" reiniciar o processo.

    Após a revalidação do código de ativação, o sistema exibirá a seguinte página:



    O fornecedor deverá clicar na figura  para reiniciar o processo de cadastramento. Por outro lado, se o fornecedor quiser cancelar a operação, ele deverá clicar na seguinte figura:

Informações de Apoio

Mapa do Portal