Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Portal da Câmara dos Deputados

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Câmara dos Deputados
Você está aqui: Página Inicial > Transparência > Laboratório Hacker

Laboratório Hacker


O Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados foi criado pela Resolução nº 49 de 2013, publicada no D.O.U. de 18/12/2013, com o objetivo de promover ações colaborativas visando o aprimoramento da transparência legislativa e da participação popular.

Como definido pela própria Resolução, o Laboratório conta com espaço físico de acesso e uso livres para qualquer cidadão, especialmente programadores e desenvolvedores de softwares preferencialmente livres, parlamentares e servidores públicos, onde poderão utilizar dados públicos de forma colaborativa para ações de cidadania.

 

Acompanhe e participe dos projetos do Laboratório Hacker. Conheça alguns deles:

e-Democracia é o portal da Câmara dos Deputados que tem o objetivo de aprimorar o relacionamento entre cidadãos e deputados e ampliar a transparência no processo legislativo. Para tanto, dispõe de diversas ferramentas que favorecem a participação social, como, por exemplo, fóruns, wikilegis, biblioteca virtual e audiências públicas interativas.

O Hackathon é uma maratona que reúne hackers, programadores e desenvolvedores para criar projetos que transformem informações de interesse público em soluções digitais, acessíveis a todos os cidadãos. A Câmara dos Deputados promoveu duas edições. A primeira desenvolveu a temática transparência legislativa e participação popular, e a segunda tratou de gênero e cidadania. Conheça nossos Hackathons.

O Retórica Parlamentar consiste na análise e visualização em forma de bolhas dos principais temas presentes nos pronunciamentos dos deputados durante o pequeno expediente, de maneira bastante visual e interativa. Cada bolha representa um tema dentre os mais discursados pelos deputados. Fica fácil observar quais deputados mais se manifestaram sobre aquele tema. Clicando em um deputado, é possível visualizar mais informações sobre ele.

Projeto Tô na Câmara. Essa página reúne fotos, vídeos e comentários postados nas redes sociais (Instagram, Youtube e Twitter), funciona como um ponto de encontro virtual que tem como objetivo promover a interação e compartilhamento das impressões dos cidadãos que visitam a Câmara dos Deputados. A compilação com todas as imagens pode ser visualizada no seguinte endereço: bit.do/tonacamara

 

Saiba mais sobre nossas atividades.

 

Participe, venha nos visitar ou entre em contato com o nosso pessoal.

Anexo IV da Câmara dos Deputados, Subsolo, Sala 90.

Telefone : +55 (61) 3216-6003 / 6009

E-mails: labhacker@camara.leg.br | edemocracia@camara.leg.br

 

 

 

Informações de Apoio

Mapa do Portal