Modelo de Governança da Gestão Estratégica

Governança corresponde a um sistema de coordenação das decisões, relacionamentos e regulamentos de uma instituição com o objetivo de garantir maior controle da gestão, mais segurança e melhor desempenho. A governança propõe recomendações objetivas, alinha interesses e contribui para a modernização e o sucesso das organizações.

A Governança na Câmara dos Deputados pode ser representada pelo modelo abaixo:

 modelo de governanca

Normativos

A Governança da Câmara dos Deputados tem como normas norteadoras o Ato da Mesa n. 245/2018, e os Atos do Presidente do CGE ns. 1/2018, 2/2018 e 3/2018.

 

Estrutura

A Gestão Estratégica da Câmara dos Deputados é implementada corporativamente e setorialmente por meio das seguintes instâncias:

  • Comitê de Gestão Estratégica - CGE, formado pelos titulares das unidades administrativas do topo da estrutura organizacional da instituição;
  • Comitês Setoriais de Gestão Estratégica - CSGs, formado dentro de cada unidade administrativa pelo seu titular e chefes a ele diretamente subordinados;
  • Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação - CDTI: formado por representantes de todas as diretorias e secretarias;
  • Escritório Corporativo de Gestão Estratégica, núcleo integrante da Assessoria de Projetos e Gestão com a função de assessorar a Diretoria Geral e o CGE; 
  • Escritórios Setoriais de Gestão Estratégica, núcleos integrantes de cada unidade administrativa com a função de assessorar os CSGs.
Reuniões de Avaliação Estratégica - RAE

A RAE é um encontro periódico voltado à reflexão estratégica. É o principal momento de avaliação do desempenho da organização à luz da estratégia da Casa e dos indicadores dos projetos e processos estratégicos. Ela acontece corporativa e setorialmente três vezes ao ano.

  

Demais Atores da Gestão Estratégica

Patrocinadores

São autoridades hierarquicamente superiores aos gerentes de programa e projeto. Acompanham o desenvolvimento dos projetos do início ao fim, com total comprometimento, buscando garantir os recursos necessários ao seu sucesso.

Mantêm contato direto com os Comitês de Gestão Estratégica Setoriais e Corporativo.

Gerentes de Programas e de Projetos

São os responsáveis pela condução do programa ou projeto sob sua responsabilidade. Para isso, utilizam a Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Casa.

Membros de equipe

Os membros de equipe são aqueles que participam da execução do projeto. Muitas vezes têm papel importante também na fase de planejamento do projeto.