Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Portal da Câmara dos Deputados

  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Câmara dos Deputados
Você está aqui: Página Inicial > Responsabilidade Social > EcoCâmara > Notícias > Árvore do Mês – Aroeira-mansa

Árvore do Mês – Aroeira-mansa

A coluna “Árvore do Mês” traz a aroeira-mansa, espécie nativa de múltiplos usos, presente na Câmara nas proximidades do Anexo IV no Complexo Avançado. Seus exemplares vêm se multiplicando pela semeadura feita por passarinhos, indicando a boa adaptação da planta e reação positiva da natureza aos cuidados aqui recebidos.

Árvore do Mês – Aroeira-mansa

Árvore do mês - Aroeira-mansa

Árvore do MêsA “Árvore do Mês” de maio de 2010 é a aroeira-mansa, uma espécie brasileira de múltiplos usos e virtudes, que ocorre em grande parte do território nacional (de Pernambuco até o sul do país), em várias formações vegetais. Está presente na Câmara dos Deputados há cerca de cinco anos, plantada de sementes trazidas do Rio Grande do Sul. Embora a aroeira possa ser alergênica, a variedade existente na Casa é a chamada “mansa”, da espécie Schinus terebinthifolius, mais indicada para arborização de áreas urbanas.
Aroeiras no estacionamento do Complexo  Avançado
Na Câmara, aroeiras-mansas já contam com três gerações de representantes. Seus exemplares mais antigos podem ser encontrados no Complexo Avançado da Câmara dos Deputados, em uma fileira localizada no estacionamento em frente ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento (Cefor) e à Coordenação de Transportes. As “árvores filhas” destas pioneiras estão entre o Anexo IV e o Tribunal de Contas da União (TCU) e têm cerca de um ano e meio de idade. Também no Complexo Avançado, encontram-se as aroeiras mais novas da Casa, uma com aproximadamente dois metros de altura e outra de apenas 30 centímetros, que contam com uma peculiaridade: foram semeadas por passarinhos, comprovando que o meio ambiente está reagindo bem, no local, aos cuidados recebidos.

A mais nova aroeira da Câmara foi semeada por passarinhosÉ uma árvore considerada de pequeno a médio porte, capaz de alcançar de 5 a 9 metros de altura. Seu caule é um pouco tortuoso e a casca escura. A aroeira-mansa é uma árvore bastante interessante para arborização urbana. Seu porte médio e a frutificação ornamental, aliados à rusticidade da planta, fazem com que ela seja uma excelente escolha para o paisagismo, prestando-se como arvoreta e cerca viva. Ela também é indicada para reflorestamento de áreas degradas, pois é uma árvore pioneira, capaz de se multiplicar facilmente por estacas e sementes. A aroeira-mansa é dióica, isto é, há árvores fêmeas e árvores machos.

Clique aqui para conhecer os usos da aroeira-mansa

Informações de Apoio

Mapa do Portal