Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Portal da Câmara dos Deputados

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Câmara dos Deputados

Parceiros do Bosque dos Constituintes

Na gestão do Parque Bosque dos Constituintes, a Câmara dos Deputados conta com importantes parcerias. Saiba a seguir quem são esses parceiros e de que forma eles apóiam o Bosque.

GDF

Governo do Distrito Federal (GDF) – O GDF presta assistência ao Bosque por meio de vários órgãos:

IBRAM 02 Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental (Ibram)– Órgão executor de políticas públicas ambientais e de recursos hídricos no DF, foi parceiro no processo de criação do Parque. Auxilia nas questões relativas ao programa “Abrace um Parque”, bem como naquelas pertinentes ao meio ambiente e à própria gestão da área.
NOVACAP Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) – É responsável pelo fornecimento, plantio e manutenção de mudas. Também presta consultoria técnica sobre o assunto;
Seduma Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma)  – Responsável pelas questões urbanísticas do Distrito Federal, oferece apoio quanto a edificações, ciclovias e demais aspectos urbanísticos, bem como em temas relacionados ao respeito ao tombamento da cidade;
semenstes_do_cerrado Rede de Sementes do Cerrado – Instituição sem fins lucrativos que incentiva e promove a conservação e a recuperação do cerrado. Presta serviços referentes a conservação, promoção e exploração sustentada de plantas nativas desse bioma, desenvolve estudos e pesquisas referentes a essas plantas, divulga informações técnicas e científicas e executa projetos, programas e planos de ações pertinentes, direta e indiretamente. Aos gestores do Parque, presta suporte e aconselhamento técnico em questões relativas à flora local.
Escola de Paisagismo Escola de Paisagismo de Brasília – O acordo de cooperação firmado entre a Escola e a Câmara dos Deputados prevê a elaboração de projetos relacionados às práticas de manejo e manutenção de áreas verdes e de paisagismo do Parque, o uso do local como laboratório a céu aberto para os alunos e o desenvolvimento de ações coordenadas com a Rede de Sementes do Cerrado e com os órgãos ambientais do GDF (sobretudo o Ibram).
ADASA Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) – Agência responsável por regular o uso dos recursos hídricos no DF e por planejar e promover ações destinadas a prevenir ou minimizar os efeitos das secas e inundações, em articulação com outros órgãos. O acordo de cooperação com a Adasa prevê diversas ações, tais como: utilização responsável da água na irrigação do Bosque dos Constituintes; criação, no local, de ambientes educativos relacionados ao uso sustentável da água e à sua importância ambiental; abertura de poços artesianos para irrigação que sirvam de modelo e parâmetro para ações semelhantes quanto aos procedimentos de construção e de obtenção do direito de outorga do uso de água subterrânea; construção de sistemas e poços de captação de água da chuva como forma de demonstrar a necessidade de infiltração e de permeabilidade do solo para a manutenção dos mananciais.
IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – Órgão do Ministério da Cultura responsável pela preservação do patrimônio cultural brasileiro. Oferece suporte em questões pertinentes ao respeito ao tombamento da cidade, bem como naquelas relacionadas à concessão do título de Monumento Vivo e Histórico ao Parque Bosque dos Constituintes.
AICCOB Associação dos Ilustradores Científicos do Centro-Oeste Brasileiro (AICCOB) - Instituição sem fins lucrativos que busca atuar  em programas e projetos de proteção e defesa do meio ambiente com foco na representação iconográfica do Bioma Cerrado. O acordo firmado com a Câmara visa estimular a consciência ambiental dos servidores e funcionários da Casa, bem como auxiliar a instituição a se tornar exemplo para outros órgãos governamentais nacionais e internacionais por seus cuidados com o meio ambiente.

 

Informações de Apoio

Mapa do Portal