Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Portal da Câmara dos Deputados

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Câmara dos Deputados
Você está aqui: Página Inicial > Publicações e Acervos > Biblioteca > Encontro com o Autor

Encontro com o Autor

Encontro com o Autor

O Centro Cultural e o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, realizarão na última quinta-feira de todos os meses do ano, um evento chamado Encontro com o Autor.

O evento começará com um tempo de meia hora para o autor convidado falar de sua obra, influências e interesses, esgotado esse tempo, os presentes poderão por uma hora dirigir perguntas ao autor convidado sobre seu estilo, método de trabalho, inspiração, autores favoritos, fontes de pesquisa, processo de edição e distribuição de suas obras, esgotado o tempo das perguntas será servido um breve lanche em que os convidados poderão interagir diretamente com o autor.

O evento terá inscrições pelo e-mail nucleodeliteratura@camara.leg.br

Encontro: 25 de maio de 2017, quinta-feira, às 17 h.

Local: Salão de Leitura da Biblioteca Pedro Aleixo - Câmara dos Deputados - Anexo II - piso intermediário

Informações: 3215-8093

Entrada franca

Autor convidado: Filemon Felix

Filemon Félix de Moraes

Ele nasceu em Poconé (MT), em 1959, mas já reside em Brasília há 28 anos. Tem larga experiência na preparação de candidatos a concursos públicos e vestibulares, ministra treinamentos em empresas privadas e órgãos públicos e é professor palestrante em eventos culturais e cursos universitários. Já atuou como comentarista esportivo e colunista de jornais e revistas.

Além de mais de 20 livros didáticos de gramática, interpretação de textos e redação, publicou: O Sorriso dos Olhos de Thalita (poemas, 2003); Azul Profundo (contos e crônicas, 2007); Meias Verdades (contos, 2009); Cartas Fraternas (crônicas, 2010); Outros Lampejos (poesia, 2013); Minhas Histórias Alheias (parábolas, 2015); e Certas Coisas Certas (poemas, 2017).

________________________________________________________________

Eventos anteriores

27/04/2017 - Nicolas Behr

Nascido em Cuiabá, em 1958, mudou-se para Brasília em 1974. Em 1977, lançou Iogurte com farinha — seu primeiro feito em mimeógrafo, com 8.000 cópias vendidas de mão em mão pelos bares e outros locais públicos da Capital Federal.

Em 1978, após ter escrito Grande circular, Caroço de goiaba e Chá com porrada, foi preso e processado pelo DOPS por "porte de material pornográfico", sendo julgado e absolvido no ano seguinte. Impedido de publicar por ordem judicial, até 30 de março de 1979 escreveu poemas em telhas frescas, depois queimadas, série denominada O que me der na telha.

Ao todo, publicou 15 "livrinhos" mimeografados e 26 livros.

_________________________________________________________________

30/03/2017 - Edmílson Caminha

O fotógrafo Billy Boss, da Câmara dos Deputados, registrou o evento:

Edmilson CaminhaEdmilson CaminhaPublico que assistiu a palestra.Público assistindo à palestra. Caminha, Jairo BrodAndré Freire, Afrísio Vieira Lima, Edmilson Caminha, Maria Amélia Elói, Wellington Brandão da Silva, Marco Antunes, Janice.


Escritor, jornalista, professor de literatura brasileira e de língua portuguesa, 
EDMÍLSON CAMINHA nasceu em Fortaleza, Ceará. Dirigiu, em Teresina, a Rádio Educativa e o Departamento de Jornalismo da TV Educativa do Estado do Piauí. É consultor legislativo (aposentado), por concurso público de provas e títulos, da Câmara dos Deputados, em Brasília–DF, de cujo Conselho Editorial foi presidente.

Tem artigos, ensaios e entrevistas publicados na Revista Brasileira, da Academia Brasileira de Letras (Rio de Janeiro); Revista da Academia Mineira de Letras (Belo Horizonte); revista ClãRevista da Academia Cearense de Letras e jornais O Povo Diário do Nordeste (Fortaleza); Jornal de LetrasRioArtes Jornal da ABI (Rio de Janeiro); D.O. Leitura (São Paulo); Suplemento Literário Minas Gerais (Belo Horizonte); A Tarde (Salvador); O Dia e Diário do Povo (Teresina); Correio Braziliense Jornal da Associação Nacional de Escritores (Brasília); O Cometa Itabirano O Trem (Itabira, MG), entre outros.

Edmilson CaminhaObras publicadas: Palavra de escritor (1995; 2. ed. 1996); Inventário de crônicas (1997); Villaça, um noviço na solidão do mosteiro (1998); Lutar com palavras (2001); Drummond, a lição do poeta (2002; 2. ed. 2006); Pedro Nava: em busca do tempo vivido (2003); Brasil e Cuba: modos de ver, maneiras de sentir (2006); O monge do Hotel Bela Vista (2008); Rachel de Queiroz, a senhora do Não Me Deixes (2010); Em louvor a Drummond (2012); Cadeira 24: dos rios do Pará aos verdes mares do Ceará (2013); Com a mala na cabeça (2014); No PEN Clube do Brasil, a casa de Villaça (2016) e O professor, Beethoven e o ladrão (2016).

É membro da Academia Brasiliense de Letras, da Academia de Letras do Brasil, sócio correspondente da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense da Língua Portuguesa, sócio da Associação Nacional de Escritores (ANE), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação dos Bibliófilos do Brasil e do Observatório da Língua Portuguesa, em Lisboa, Portugal.

Em 2006, recebeu da Prefeitura Municipal de Itabira o título de “Itabirano de Coração”, e em 2012, outorgado pela Câmara Municipal, o de “Cidadão Honorário de Itabira.”

Edmílson Caminha vai responder às perguntas do público no Encontro com o Autor do próximo dia 30 de março de 2017, quinta-feira, às 17h.

Edmilson Caminha

________________________________________________________________

Eventos anteriores

23/02/2017 - Roberto Klotz

O escritor Roberto Klotz, que já conquistou mais de 30 prêmios literários, falou sobre seu processo de criação, estilo e influências.

Klotz foi jurado de vários concursos literários e promove oficinas. Publicou contos e crônicas em Pepino e Farofa, Quase pisei! e Cara de crachá.  Divertiu crianças com os infantis A bruxinha que queria ser fada e o Monstro na caixa azul. Seu livro mais recente, Manual do escritor, traz dicas e ferramentas para quem deseja publicar um livro de ficção.

O fotógrafo Gilmar Félix, da Câmara dos Deputados, registrou o evento:

Foto: Gilmar Félix / Câmara dos Deputados

Foto: Gilmar Félix / Câmara dos Deputados

   Foto: Gilmar Félix / Câmara dos Deputados

   

________________________________________________________________ 

26/01/2017 - Alexandra Rodrigues

Nasceu em Lisboa e mora em Brasília desde 1985. É psicóloga e professora na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Tem desenvolvido nos últimos 20 anos uma proposta de Oficina da Palavra, espaço de encontro de educadores com o prazer da escrita. Publicou em 2004, “O Nome das Coisas”, um livro em prosa poética acerca da Palavra, e em 2007 “Minha avó botou um ovo”, seu primeiro livro de crônicas.

Alexandra Rodrigues cativou participantes do Encontro com o Autor

Em sua primeira edição, o Encontro com o Autor reuniu mais de 40 pessoas interessadas em saber mais sobre a trajetória da escritora convidada Alexandra Rodrigues, servidores da Câmara dos Deputados ou não.

A autora dos livros “O Nome das Coisas” e “Minha Avó Botou um Ovo” conversou sobre o processo de criação das obras e onde busca inspiração, por exemplo. Muito simpática, cativou os participantes, que a elogiaram bastante.

O Encontro com o Autor acontece sempre na última quinta-feira do mês, às 17h, no Salão de Leitura da Biblioteca. A próxima edição será no dia 23 de fevereiro e contará com a presença do escritor Roberto Klotz. Ele já conquistou mais de 20 prêmios literários e ocupa uma cadeira na Academia de Letras do Brasil – DF. Foi jurado de vários concursos literários e promove oficinas literárias.

 

A escritora Alexandra Rodriguez conversa sobre seu trabalho na Biblioteca da Câmara dos Deputados.

Alexandra Rodrigues no Encontro com o Autor, na Biblioteca da Câmara dos Deputados. 

 

 

 

 

 

 

Participantes do encontro com Alexandra Rodrigues

Marco Antunes, Alexandra e André, diretor do Cedi

Participantes do Encontro com Alexandra Rodrigues. 

 

 

Marco Antunes, mediador do Encontro, Alexandra e André, diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados.

 

 

Informações de Apoio

Mapa do Portal