Riquezas bibliográficas – Acervo de obras raras da Câmara dos Deputados

10/04/2015 09h40

A exposição “Riquezas bibliográficas – Acervo de obras raras da Câmara dos Deputados“ se propõe a exibir publicamente parte do precioso repertório de obras raras sob a tutela da Câmara dos Deputados, por meio de aproximadamente 50 documentos especialmente selecionados.

É composta de quatro vertentes: a primeira possui documentos editados no séc. XVI, os mais antigos da coleção. A segunda apresenta livros referentes às grandes navegações mundiais. O descobrimento do Brasil e as primeiras edições de obras consideradas marcos da historiografia nacional são destaques da terceira vertente, enquanto a última abordagem traz os relatos de viajantes estrangeiros sobre a natureza e a sociedade  brasileiras, nos séculos XVIII e XIX. É possível apreciar, por exemplo, cenas que ilustram o trabalho, os tipos humanos, a fauna, a flora e a cultura popular  .

A exposição ainda traz outra obra clássica do pensamento ocidental do séc XVIII: a Encyclopédie, do filósofo iluminista Denis Diderot.

A mostra divulga obras com origem em diferentes nações, privilegia títulos de importância intelectual e histórica, destaca o valor cultural dos volumes, além do interesse que despertam nos pesquisadores e bibliófilos.

Além do material bibliográfico exposto, o visitante poderá visualizar e navegar por livros completos de maneira virtual, recorrendo aos totens dispostos no espaço.

A Exposição estará aberta à visitação pública no Salão Nobre da Câmara dos Deputados das 9:00h às 17:00h,  até o dia 26 de julho de 2015.

Assista o vídeo sobre a Exposição