Encontro com o Artista

Identidade

Créditos:

Sinopse:

Este programa traz uma entrevista com os artistas brasilienses Geizimar e Mocundirê, que expõem na Câmara obras relacionadas às tradições e à cultura negra. Eles integram a mostra Identidade, aberta ao público até 11 de maio de 2016.

Os trabalhos ressaltam a importância da cultura africana na construção das identidades dos artistas, de Brasília e da cultura brasileira. Unem imagens do sagrado e do cotidiano, do real e do onírico, em 14 telas — a maioria trabalhada em acrílica sobre tela, além de uma modelagem com arame e tecidos.

A artista afrodescendente Geizimar é pós-graduada em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania pela UFG e apresenta obras que remetem à cultura negra e também ao Maranhão, seu estado natal.

A tela “Bumba meu boi”, por exemplo, faz referência a uma das principais manifestações culturais maranhenses. E as bonecas Abayomi, cujo nome significa “encontro precioso” na língua Iorubá, mostram um pouco da arte de origem africana. Entre outras exposições, participou da mostra de bonecas de barro Rtxoko, confeccionadas a partir da leitura das bonecas originais da etnia karajá. 

Já o gaúcho Mocundirê é especialista em Arte, Tecnologia e Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e professor de artes. Sua inspiração para compor as telas vem do Candomblé — do qual é praticante —, dos cânticos, das danças e da tradição angolana, além dos Orixás. O artista agrega, a essas influências, elementos e personagens da capital federal — o que reflete o lado artístico, religioso e político de suas obras sobre a cidade de Brasília.