Encontro com o Artista

Desenho Mágico

Créditos:

Este programa traz uma entrevista sobre o projeto Desenho Mágico, técnica que desenvolve a visão de mundo de artistas mirins. Alunos do Distrito Federal entre 9 e 11 anos expõem na Câmara dos Deputados 28 obras de arte que elas mesmas criaram.

O pedagogo e professor Carlos Lima Campos desenvolveu a técnica do “Desenho Mágico”, na qual a criança pinta livremente, e cria, de forma espontânea, seu estilo. Elas rabiscam a tela, descobrem o desenho, escolhem o tipo de pincelada que querem utilizar e, com isto, passam a enxergar o mundo sob uma perspectiva mais filosófica. De acordo com o professor, a criança não precisa de preparação para a arte. Com o “Desenho Mágico”, ela desenvolve potencial para expandir sua visão de mundo por meio do pincel e da pintura e é impulsionada a refletir sobre o poder de uma obra de arte.

Carlos Lima começou a ensinar a técnica à maioria dos 10 artistas mirins deste grupo em 2013. Além da prática de desenho em sala de aula, na Escola Classe 1 de Sobradinho, região administrativa de Brasília-DF, os alunos frequentaram a escola fora do horário de aula para exercitar o desenho e as técnicas de pintura em nanquim, aquarela e acrílica sobre tela, esta última utilizada nos trabalhos expostos. Participam da mostra: Daniele Barbosa Borges, Isabela Gomes Factum, Joabe Rodrigues Duarte, José Lucas Costa Souto, Kauã Fernandes de Abreu, Manuela Lopes Machado, Marcos Vinícius Ribeiro Gonçalves, Maria Angélica Costa Souto, Maria Eduarda Cunha Sousa e Paulli Azevedo Cabral.

A exposição acontece em parceria com o Plenarinho, programa de educação infantojuvenil realizado pela Câmara que trabalha temas como democracia e cidadania.