Dois de Julho — A Independência do Brasil na Bahia

A exposição apresenta imagens e documentos que retratam os fatos históricos da independência do Brasil omitidos pela história oficial e que registram a participação da Bahia na luta pela emancipação política do Brasil.
17/06/2015 15h05

exposição apresenta imagens e documentos que retratam os fatos históricos da independência do Brasil omitidos pela história oficial e que registram a participação da Bahia na luta pela emancipação política do Brasil.

O Estado foi o principal palco das guerras da independência, local onde o conflito durou mais tempo (cerca de um ano e meio) e que mobilizou o maior contingente de pessoas. Foi lá também que o território brasileiro correu sério risco de fragmentar-se. Com a resolução do príncipe regente de permanecer no Brasil — desobedecendo às determinações das Cortes de Lisboa — e a tentativa frustrada do general Jorge de Avilez de levá-lo a Portugal, a metrópole portuguesa concentrou em Salvador todos os seus esforços militares.

Havia interesse por parte de Portugal de dividir o Brasil em duas regiões: o sul e o sudeste permaneceriam sob a direção de Pedro; e o norte, sob o domínio português. Graças à luta dos baianos, isso não ocorreu e as tropas portuguesas foram expulsas definitivamente no dia 2 de julho de 1823.

As imagens foram cedidas por importantes instituições e museus, como a Secretaria de Cultura da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Arquivo Público do Estado da Bahia, Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Palácio Rio Branco, Memorial da Câmara Municipal de Salvador, Convento da Lapa, Museu Histórico Nacional, Museu Imperial e Museu Paulista. A exposição faz parte de uma série de eventos chamados "Histórias não Contadas”, por meio dos quais a Câmara dos Deputados resgata a memória de determinados fatos históricos não contados oficialmente nos livros didáticos e nas escolas.

 

Serviço:

Exposição Dois de Julho — A Independência do Brasil na Bahia

Local: Corredor de Acesso ao Plenário Ulysses Guimarães

Período: 24 de junho a 12 de agosto, das 9h às 17h

Visitação: todos os dias da semana e finais de semana, exceto nos dias 27 e 28 de junho

Entrada franca

 

Confira aqui o catálogo da exposição.

 

Dois de Julho - Os primeiros passos para a Independência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dois de Julho - Detalhe do monumento Caboclo