Do espinho à floração

Centro Cultural Câmara dos Deputados abre exposição “Carlos Borges - Do Espinho à Floração – Obras selecionadas de 1984 a 2014”
15/09/2014 17h55

Carlos Borges é arquiteto e artista plástico e, após quase 15 anos sem expor na cidade, apresenta uma mostra didática e cronológica de seus trabalhos mais representativos. São 28 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, instalações e objetos que retratam sua trajetória artística, de 1984 até os dias de hoje. Ele explora várias técnicas, como a encáustica - espécie de cera misturada a pigmentos, aplicada a fogo sobre as superfícies -, modelagem de esculturas e objetos em resina de poliéster. Serão apresentadas, junto às obras, diversas linguagens de registros, croquis, desenhos, anotações, cadernos pessoais e outras anotações que dão corpo às obras de arte concluídas.

O artista ganhou o Prêmio Brasília, em 1991, no XII Salão Nacional de Artes Plásticas, e ficou em 2º lugar no Concurso Van Gogh de pintura, por ocasião da passagem da mostra do pintor pelo Brasil, em 1990. Tem obras expostas no Museu de Arte de Brasília, na Universidade de Brasília (UNB) e na Embaixada da Alemanha

Como um típico brasiliense, suas obras apresentam formas e cores puras que representam vivências da própria cidade-símbolo do modernismo. São criaturas cobertas de espinhos, paisagens feitas com a estrutura dos mesmos espinhos e de instalações que recriam um lugar e se refletem em espelhos d’água, como os palácios construídos em Brasília.

 

SERVIÇO

Visitação

Período: de 23/09 a 19/10, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados – Brasília - DF

Informações: 0800 619 619 e cultural@camara.leg.br

Entrada franca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENCONTRO COM O ARTISTA

Veja aqui a entrevista